1º Festa Alemã atraiu grande público
22 de Abril de 2013

1º Festa Alemã atraiu grande público

Um sucesso absoluto! Assim podemos definir a 1ª Festa Alemã, realizada no domingo, 21, na localidade de Linha Alta, no ginásio do Atlético Clube Palmeiras, interior de Candelária. O destaque da festa começou cedo com a boa música do grupo Freundeskreis, que ao longo dos anos vem evoluindo apresentando as alegres canções alemãs com muita propriedade.

Mas a festa não foi somente de música. O cardápio elaborado pela comunidade da Linha Alta, especialmente pelo Grupo de Mulheres Alegria de Saber, fez com que mais de 400 almoços fossem servidos, numa variedade que foi das saladas ao delicioso churrasco, passando por massas, bolinhos de arroz e de carne, culminando com as deliciosas sobremesas. O Prefeito Paulo Butzge prestigiou o evento acompanhado de vários secretários municipais, além de vereadores, inclusive, almoçou com o Presidente da Câmara, Cristiano Pinto Becker. Em seu discurso, Paulo Butzge agradeceu a comunidade e destacou a festa que faz parte do Projeto Roteiro da Gastronomia Sabores Coloniais, que tem levado grande público por onde passa. O prefeito ainda enalteceu a presença dos representantes da Emater, e especialmente representantes do governo estadual, como a Coordenadora de Eventos de Gastronomia, Aline Brochado e dos coordenadores de cozinha do Palácio Piratini, Eder Monteiro e Ana Cláudia Heidel, que a convite do Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Dionatan Tavares da Silva, participaram da festa, além de divulgarem o projeto do governo estadual, RS  Mais Gastronomia, que visa explorar os sabores peculiares do Rio Grande do Sul.

Além da gastronomia e da boa música, os presentes foram ainda agraciados com a apresentação do Grupo de Danças Alemãs  Lustige Jugend, da Escola São Paulo da Linha do Rio,  coordenados pela professora Vitória Bringmann. O grupo fez uma bela apresentação apreciada e aplaudida pelos presentes.

O Secretário Dionatan Tavares se disse muito satisfeito com a 1ª Festa Alemã. “Alcançamos o nosso objetivo de levar a população de Candelária e visitantes, as delícias e a arte de Candelária”, aproveitou o momento inclusive para convidar para o próxima localidade onde acontecerá o Roteiro da Gastronomia – Sabores Coloniais. O evento será no dia 18 de maio, um sábado as 19:30 hs, no Cooperativa Passa Sete com o Festival das Massas, imperdível para quem aprecia a boa cozinha.

O Prefeito Paulo Butzge em virtude de outros compromissos no domingo, precisou se ausentar logo após o almoço, mas disse estar “muito satisfeito com o que viu, provou e ouviu”. Segundo ele, o Roteiro da Gastronomia Sabores Coloniais vem se aperfeiçoando, e a cada edição, tem aumentado o numero de participantes. “É um projeto já consagrado, e com toda a certeza, vamos melhorar cada vez mais, atraindo não só os nossos munícipes, mas também moradores de outras regiões para que venham especialmente saborear as delicias culinárias do município, e também aqueles que porventura se encontrem na nossa cidade.” O prefeito seguiu para a Linha Bernardino onde também havia atividades festivas.