Traumatologia é prioridade para região
23 de Abril de 2013

Traumatologia é prioridade para região

O vice-Prefeito Rui Beise participou na tarde de segunda-feira, 22, de reunião da Amvarp na capital gaúcha junto ao secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. A grande demanda de atendimentos na área da saúde foi o tema que levou os prefeitos de toda a região em buscar uma solução junto ao governo do estado. A audiência que teve duração de uma hora teve como desfecho o Estado sinalizando com a possibilidade de uma nova referência na área de traumatologia.

A audiência em questão já havia sido solicitada ao titular da pasta durante reunião da Amvarp no mês passado, em Venâncio Aires. O tema principal da reivindicação foi relacionado a traumatologia, que é o grande problema regional. O prefeito de Rio Pardo e presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Fernando Schwanke, explicou que a estrutura do Hospital dos Passos ficará a disposição para receber o atendimento de urgência e emergência na traumatologia.

Segundo o vice-prefeito de Candelária, todos os prefeitos da região são unânimes em solicitar o serviço de traumatologia, ao ser solicitado pelo secretário em qual seria a prioridade numero um da região, Rui Beise foi enfático: a numero um, dois e três da região é o serviço de traumatologia.

Ficou definido na audiência que a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e o Departamentos de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (Daha) farão um estudo para identificar o perfil assistencial dos hospitais. A intenção, segundo Paulo Augusto Gomes, delegado da 13ª CRS é identificar o que será necessário para implantar  a nova referência, como equipe de profissionais, levantamento da população abrangida, equipamentos e fluxo de atendimento e até mesmo eventuais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O levantamento deverá ser realizado no prazo de 20 dias para conclusão, e deverá ser apresentado ao secretário Ciro Simoni no dia 20 de maio em Rio Pardo.