Hortas do Interior, um Projeto de Diversificação
29 de Abril de 2013

Hortas do Interior, um Projeto de Diversificação

Uma parceria entre o Gabinete da Primeira Dama, Secretaria da Assistência Social,  Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária,  tem mostrado sinais muito positivos quando o assunto é diversificação de produção. Contrariando muitos agricultores que afirmam que sem a cultura do fumo é impossível uma produção sustentável, o agricultor Joceli Ristow e outros produtores tem colhido ótimos resultados. Com o incentivo do Projeto da Horta do Interior, Ristow tem colhido bons resultados na produção de sua pequena propriedade localizada no Capão do Valo, onde planta vários produtos, entre eles cenoura, tomates, couve-flor, brócolis e repolho. O projeto que existe há aproximadamente quatro anos, teve como grande precursora a Coordenadora de Projetos Sociais Mara Fagundes. Ela conta que no início, percorreu todos os estabelecimentos da cidade onde se comercializavam hortifrutigranjeiros oferecendo os produtos das hortas do interior. No início, conta ela, “havia certa resistência”, mas depois que os gerentes ou proprietários adquiriam os produtos, viravam fregueses, já que os produtos apresentados são de ótima qualidade. Santina Rodrigues Borges dos Santos, que recebeu segunda-feira 50 cabeças de repolho em seu estabelecimento, o “Só da Roça”, ressalta a alta qualidade dos produtos e o bom preço, já que é produzido em Candelária, diminuindo assim o custo por não haver frete, “e quem ganha é o consumidor que vai pagar menos pelo produto” afirmou ela que adquire produtos da horta do interior semanalmente. Além disso, todos os produtos são vendidos com nota fiscal do produtor, o que gera renda para o município.

Quando da entrega dos produtos nesta segunda-feira, fomos acompanhados pela Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Gabriela Butzge, coordenadora e grande incentivadora do projeto. Gabriela afirmou que a idéia é a de ampliar as hortas do interior, já que é visível os bons resultados e isso agrega renda ao agricultor, que em muitos casos, além de implantar o sistema de horta do interior, ainda planta o tabaco em sua propriedade. No caso de Ristow,  por exemplo, ele consegue comercializar toda a sua produção, e somente no caso do repolho, apura o valor de um salário e meio por semana, “um bom dinheiro que certamente melhora a qualidade de vida da família” resume Gabriela.

O Projeto tem total apoio da Prefeitura Municipal que auxilia na estruturação do que desejam iniciar uma horta. O Prefeito Paulo Butzge entende que “tudo aquilo que vier para melhorar a qualidade de vida da população, na cidade ou no interior, sempre será bem vindo pela administração. Vamos incentivar cada vez mais estas medidas para que nossos agricultores possam agregar mais renda e assim viver com conforto e dignidade”.

Na foto: Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Gabriela Butzge, Mara Fagundes e Joceli Ristow
Segunda foto, Ristow fazendo entregando a produção