Gazin vai ampliar fábrica em Candelária
20 de Maio de 2013

Gazin vai ampliar fábrica em Candelária
Nova área construída terá 7 a 8 mil metros quadrados. Investimento, incluindo maquinário, será superior a R$ 5 milhões

A segunda-feira, 20, que começou cinzenta em Candelária pelas condições climáticas, trouxe uma notícia de grande relevância para o desenvolvimento do município. A fabricante de colchões e estofados Gazin confirmou um novo investimento na fábrica de Candelária. O projeto prevê a construção de mais 7.000 m2 a 8.000 m2, a ser erguida ao lado e nos fundos das atuais instalações, que somam cerca de 15.000 m2. O novo complexo irá permitir uma ampliação da produção da fábrica e também possibilitar a criação de um centro de distribuição por atacado da indústria. O investimento deverá ultrapassar os R$ 5 milhões, incluindo o maquinário.
A confirmação do novo empreendimento da Gazin foi confirmada na manhã de ontem, através de uma visita surpresa do diretor-presidente do grupo, Mário Valério Gazin. Acompanhado do gerente da unidade local, Marcos Utsunomiya, ele foi recebido no gabinete do prefeito pelo vice-prefeito Rui Beise, e os secretários municipais da Fazenda e da Administração, respectivamente, Ênio Rohde e Jorge Mallmann. O prefeito Paulo Butzge não esteve presente, uma vez que se encontrava na cidade de Encantado negociando um possível empreendimento da Cosuel no município.
No encontro de ontem, Mário Gazin solicitou um auxílio da prefeitura na terraplenagem da área. Neste sentido, informou que pretende iniciar a obra assim que for possível. “Nossa idéia é inaugurar o novo complexo o quanto antes”, salientou, projetando que isso deva acontecer ainda neste ano. Conforme informou o diretor-presidente da Gazin, além da ampliação dos atuais níveis de produção da fábrica, a construção também irá abrir caminho para a criação de um centro de distribuição para as lojas da Gazin e outras que compram os produtos da empresa. “Vai ser um atacado da chamada linha branca”, explicou o gerente Marcos. A respeito, cabe explicar que além das fábricas de colchões e estofados, a Gazin possui uma rede de lojas espalhadas por todo o Brasil. Marcos Utsunomiya comentou, ainda, que a partir do novo complexo, a arrecadação de ICMS irá crescer consideravelmente no município, principalmente em razão do centro de distribuição. “O faturamento que hoje gira ao redor de R$ 6 a 7 milhões por mês vai pular para R$ 10 a R$ 12 milhões por mês”, comparou. Mário Gazin informou que a unidade de Candelária também irá receber um incremento de R$ 2 milhões aproximadamente em novos maquinários. Segundo completou, parte destes equipamentos já foi adquirido em uma feira realizada em Colônia, na Alemanha. Se vão crescer significativamente o faturamento e a geração de impostos, a geração de novos empregos não terá a mesma proporção. Na avaliação do gerente Marcos, a oferta de vagas irá ocorrer, mas não será expressiva. Atualmente, a Gazin emprega cerca de 330 pessoas na indústria de Candelária.
Ouvido ontem à tarde pela reportagem, o prefeito Paulo Butzge comemorou a confirmação da expansão da unidade da Gazin em Candelária, destacando que a prefeitura irá fazer a sua parte. Neste aspecto, informou ser um empreendimento que ele vinha há algum tempo negociando e que, felizmente, obteve um desfecho positivo nessa semana. “Precisamos incrementar nossas receitas e a ampliação da Gazin é uma excelente notícia nesta direção”, observou. O prefeito ainda confirmou estar mantendo contatos para trazer outras indústrias para Candelária, buscando aumentar também a oferta de empregos na cidade. Segundo adiantou, há uma negociação já bastante adiantada para uma importante novidade no setor industrial de Candelária, que poderá ser anunciada nos próximos dias.

Foto: Erni Bender
Legenda: Mário Gazzin, Marcos Utsonomiya, Rui Beise, Sec Fazenda Ênio Rohde, sec Administração Jorge Mallmann