II Conferência Municipal do Idoso de Candelária discutiu protagonismo
22 de Maio de 2013

II Conferência Municipal do Idoso de Candelária discutiu protagonismo

Promovido pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social, foi realizada no ultimo dia 21 a II Conferência Municipal do Idoso de Candelária, com atividades voltadas aos grupos de terceira idade. A conferência teve inicio as 8:30 hs com coffe break que antecedeu a palestra do Dr Leonildo José Mariani, Presidente do Conselho Estadual do Idoso, que discorreu sobre o tema “A pessoa idosa e o protagonismo nas transformações sociais”, que teve como eixos temáticos os programas, projetos, ações, serviços e atividades em primeiro plano, ou eixo 1. Eixo 2, Gestão e Eixo 3 Participação.

Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Butzge ressaltou ainda que é importante discutir o futuro e respeitar a experiência dos idosos, já que o jovem de hoje, será o idoso de amanhã. Paulo ainda salientou que “o idoso precisa ser respeitado especialmente pelo legado que deixar para os jovens, dizendo que o hoje, é resultado do que foi feito no passado.” O idoso é um dos grupos que mais gasta com farmácias e restaurantes, o que acaba tendo um retorno econômico para o município.

A primeira dama e secretária de Assistência Social Gabriela Butzge enumerou em seu pronunciamento as diversas atividades que a pasta tem desenvolvido junto aos idosos, salientando da importância do idoso no contexto municipal, como cidadão inserido dentro da sociedade. A Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elaine T. Chagas, falou da importância da participação dos idosos no evento, salientando o publico a respeito do conferencista, que pela terceira vez esteve em Candelária,  trazendo sempre informações de extrema utilidade para os envolvidos no assunto.

A palestra encerrou as 11:30 hs, com intervalo para almoço. À tarde, os alunos do Colégio Medianeira, através do projeto Ação e Emoção Resgatando Valores, com as crianças da Educação Infantil que institui um dia de abraço,  foi um grande motivo de alegria. Para encerrar o evento com muito brilho, o grupo musical Freudenkreis animou o baile da terceira idade até as 17:30 hs.

Foto: Erni Bender
Gabriela Butzge e o conferencista Dr Mariani