Candelária participa de Fórum Permanente da Saúde Mental do Vale do Rio Pardo
28 de Maio de 2013

Candelária participa de Fórum Permanente da Saúde Mental do Vale do Rio Pardo

O município de Vera Cruz foi sede no dia 14 de maio do 17º Fórum Regional Permanente de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo. O Fórum de Saúde Mental é um Evento Itinerante realizado pelas Secretarias Municipais de saúde da 13ª CRS. O tema deste ano é Gincana da Saúde Mental. A escolha foi motivada pela tradição da cidade em promover gincanas envolvendo toda a população, com atividades que remetem à integração e à solidariedade.

O Fórum iniciou em 1997 e reúne anualmente mais de 600 pessoas. Trata-se de um movimento social aberto à participação de todos os interessados e identificado com a luta antimanicomial. Reunindo usuários, familiares e profissionais de Saúde Mental de toda região. O propósito é acompanhar, incentivar e fortalecer a implantação da reforma psiquiátrica na região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, que compreende os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Sinimbu, Mato Leitão, Pantano Grande, Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol, Passo do Sobrado, Vale Verde, Herveiras e Gramado Xavier.

A cada ano a atividade acontece em uma cidade da região para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio. Desde a terceira edição também é realizado o tradicional baile, em um momento de confraternização para familiares, usuários, trabalhadores e comunidade em geral.

A gincana foi organizada em duas etapas, onde cada município deveria levar uma paródia (musica alusiva a saude mental) e uma apresentação para o show de talentos.

O município de Candelária ficou em 1 lugar na gincana, sendo vencedor nas 2 provas, onde a musica Camaro Amarelo virou paródia, e um show do Michael Jackson, estrelado pelo psicólogo Vinicius da Rosa em conjunto com os usuários do CAPS, também foi atração.

Os usuários, familiares e profissionais do CAPS, foram responsáveis pela organização das 2 provas e voltaram para casa com o troféu de vencedores!

Na foto, estão usuários familiares e profissionais que participaram do evento.