Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
11 de Junho de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa  do Governo Federal, tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, durante o ciclo de alfabetização, que compreende o 1º , 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental. Quarenta e seis professores da rede municipal de Ensino de Candelária participam, mensalmente, de encontros de formação pedagógica na Secretaria Municipal de Educação. O curso presencial é de 2 anos para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Neste ano de 2013, os encontros têm ênfase em Alfabetização e Letramento e, em 2014, inicia o 2º ano de formação, com reflexão sobre os conteúdos voltados para a compreensão dos números e da matemática.

Acreditando que é fundamental contar com professores alfabetizadores bem preparados, motivados e comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa da trajetória escolar, as orientadoras pedagógicas Sheila Regina Gass Schürer e Jaqueline Heringer de Freitas, e a Coordenadora Municipal do PNAIC, Eliandra Behling, preparam os encontros com muito carinho para receber os professores e junto com eles estudar, refletir, produzir materiais, pensando na aplicabilidade dos referenciais teóricos.

O prefeito Paulo Butzge salienta da importância destes cursos para atualizar e preparar o corpo docente para desenvolver as atividades e contribuir para o desenvolvimento do município.

Nesses encontros mensais de oito ou doze horas, que acontecem aos sábados  e em algumas noites, os professores lêem e debatem assuntos pertinentes à sua prática como alfabetizadores, e também trocam e socializam experiências pedagógicas, objetivando, desta forma, o propósito deste curso, já que o ciclo da alfabetização compreende os três primeiros anos do Ensino Fundamental, e não somente o 1º e o 2º ano, como era antes concebido.

Além dos estudos e leituras são confeccionados jogos e materiais diversos para fortalecer e encantar o trabalho com a  alfabetização e o letramento em sala de aula, enriquecendo assim, as práticas docentes.

Uma alfabetização centrada no lúdico e no encantamento pela leitura e escrita é o foco deste trabalho, que já está demonstrando resultados visíveis, refletindo o empenho e dedicação dos professores na busca por uma aprendizagem significativa e prazerosa, demonstrando os primeiros passos de uma caminhada que está dando certo.

Fotos:

No mês de maio, os encontros foram realizados nos dias 04 e 21 para as Escolas Multisseriadas e nos dias 13 e 20 para as Escolas Pólo e o tema trabalhado foi “Ludicidade em sala de aula” . Este tema está tendo continuidade no mês de junho.