Ir para o Conteúdo

Candelária, 28 de Julho de 2024


Notícias

Paula Butzge, candelariense brilhando na Patinação
11 de Junho de 2013

Paula Butzge, candelariense brilhando na  Patinação

Vice-campeã Brasileira em Santos-SP

Quando os primeiros acordes de uma música pré-selecionada começam a entoar pelas pistas de patinação do país, é hora de uma jovem candelariense de apenas 13 anos brilhar. Trata-se de Paula Carulina Butzge, que se tornou vice-campeã brasileira de interclubes na ultima terça-feira na cidade de Santos-SP na modalidade “patinação figuras”, onde ela compete com meninas de idade que variam de 12 a 16 anos.

A patinação começou cedo na vida de Paulinha, como é chamada pela família e pelos amigos. Aos sete anos ela começou  no Ginásio do Colégio Medianeira  a iniciação neste mundo de muita dedicação e treino. Quando Paulinha tomou gosto pela coisa, e quando percebeu que tinha jeito pro esporte, transferiu seus treinos para Santa Cruz do Sul, onde ela treina com a professora especialista no assunto, Maria Regina Käfer, e mantém  uma rotina extremamente cansativa.

Para se ter uma idéia, todos os dias Paulinha vai a Santa Cruz para treinar, de segunda a segunda, o que envolve toda a família já que ela ainda é muito menina, e alguns treinos são a noite, o que exige que a mãe, e mais raramente o pai, vá levá-la ou buscá-la. Ocorre que os pais de Paulinha são o prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butztge e a primeira dama, e secretária de Assistência Social, Gabriela. Devido aos inúmeros compromissos dos pais, Paulinha entende da dificuldade deles, mas diz que são grande apoiadores, que sem este apoio fundamental, seria impossível para ela patinar em tão alto nível.  

Conversando com Paulinha, percebe-se que ela tem maturidade muito acima dos seus 13 anos. Acostumada a competir em todo o país, seu controle emocional se sobrepõe às dificuldades. “Claro que eu sinto um pouco de nervosismo, mas confesso que já estou acostumada” diz Paulinha do alto de sua experiência. Segunda ela, quando a competição é mais difícil, no caso da “patinação livre”, eu fico mais tranqüila, porque o nível é extremamente alto, e todas podem errar. “Mas quando o assunto é patinação figuras, e é uma modalidade que eu treino muito, fico um pouco nervosa com receio de errar.”

Paula participa de competições estaduais e competições nacionais. O seu foco no momento é o campeonato gaúcho, seletiva para a seleção gaúcha de patinação. Paula deseja e luta por uma vaga na seleção gaúcha para disputar o campeonato brasileiro de seleções. “Tenho uma grande chance, já que nas ultimas competições, sempre fiquei entre os cinco melhores” afirma ela. Para se ter uma idéia da dificuldade, Paula competiu com nada mais nada menos que 35 outras meninas de todo o país para se tornar a vice-campeã. Na modalidade livre, Paulinha é a sexta do pais, uma posição também notável já que ela disputou com outras 29 concorrentes, ou melhor, com outras meninas que tem o mesmo nível que ela, o que torna a  competição de extrema dificuldade.

Indagada sobre a responsabilidade de representar Candelária nas competições, ela se diz “muito feliz! Quero me apresentar em Candelária na semana do município para que Candelária possa ver o resultado de meus esforços. Quero e vou ser campeã brasileira” finalizou Paulinha.

 

 








+ notícias