13º Troca troca de sementes crioulas
13 de Junho de 2013

13º Troca troca de sementes crioulas

Prefeito fala da importância da agricultura

O salão paroquial da Igreja N.S. da Candelária recebeu na quarta-feira, 12, o 13º Encontro do Troca-troca de Sementes Crioulas, com a participação de grupos de mulheres rurais e associação de agricultores. O evento teve  o apoio da Prefeitura Municipal de Candelária através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e ainda da EMATER e EMBRAPA.

A solenidade iniciou com café da manhã com produtos trazidos pelos produtores, que também proporcionaram o almoço da mesma forma. Na cerimônia de abertura, o prefeito Paulo Butzge destacou a importância à agricultura para o município de Candelária e região. “o troca-troca de sementes é de grande importância para que tenhamos um banco genético de nossa agricultura, além da troca de experiências entre os agricultores. O prefeito salientou ainda, que é necessário uma grande produção para alimentar a população mundial, e que nosso país tem um vasto território e pessoas que entendem e que querem produzir, dizendo ainda que além disso tudo, o produtor tem amor por aquilo que faz, já que além de produzir comercialmente, com muita dedicação, ainda produz o alimento de sua própria família, com todo o carinho e amor. O resgate de sementes crioulas, além de disseminar, ainda serve como reserva no caso de uma situação catastrófica, como secas ou enchentes., afirmou Paulo Butzge.

O evento contou ainda com a participação de alunos da Escola São Paulo e da escola Percilio Joaquim Silveira, e autoridades, como a da extensionista de EMATER Elaine Skolaude, do pesquisador Gilberto Bevilaquia da EMBRAPA e 100 famílias beneficiadas do Projeto Brasil sem Miséria, a primeira dama do município, Gabriela Butzge, do secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Hoffmann, da secretária de saúde, Aline Trindade, secretario do Planejamento, Orlando Kochenborger, secretario de Turismo, Cultura e Esportes, Dionatan Tavares da Silva, além dos Vereadores Paulo Roberto Silva (PMDB), Cristiano Cunha (PMDB), Gilvan de Moura (PP) e Celso Gehres(PP).

O encontro teve a palestra da nutricionista de EMATER de Porto Alegre Regina Miranda, e as atividades ocorreram durante todo o dia.