Meio Ambiente cria Projeto de Compostagem
18 de Junho de 2013

Meio Ambiente cria Projeto de Compostagem

O Departamento de Meio Ambiente (DEMA) apoiado pela gestão municipal iniciou um projeto de compostagem orgânica nas dependências da prefeitura municipal de Candelária. O objetivo do projeto é oferecer aos cidadãos um exemplo de destinação alternativa dos resíduos orgânicos gerados nas residências da cidade. Nas próximas semanas os servidores do DEMA passarão nos departamentos da prefeitura para fazer um levantamento da produção de lixo orgânico da prefeitura e qual a parcela deste que pode ser destinado à compostagem.

A compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem da matéria orgânica animal ou vegetal (restos de hortaliças, casca de frutas e verduras, cascas de ovos, borra de café, erva-mate, resíduos de jardinagem e podas). O material gerado pelo processo pode ser utilizado em hortas e jardins como um adubo de excelente qualidade, e ajuda a resolver um grande problema ambiental: o da destinação final do lixo.

Cerca de 50% do lixo produzido nas residências brasileiras é de origem orgânica. A maior parte deste poderia ser transformado em composto. A técnica da compostagem evita a geração de chorume, líquido gerado pela decomposição anaeróbica do lixo orgânico, e que pode causar muitos impactos ambientais se não for tratado corretamente. Com a compostagem também se diminui a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, o que facilita o gerenciamento e aumenta a vida útil destes.

É importante salientar que o correto manejo do sistema de compostagem não gera chorume, odores desagradáveis nem proliferação de vetores (moscas, ratos ou mosquitos) e pode ser desenvolvido por qualquer pessoa ou grupo de pessoas interessadas.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no DEMA, tanto presencialmente, pelo telefone 3743-8121 ou pelo email meioambiente@candelaria.rs.gov.br.

Na foto:

Italo Reolon Gelain, Roger Silva Corrêa e Luciano Marquetto