Estabelecimentos discutem o plantão farmacêutico
19 de Junho de 2013

Estabelecimentos discutem o plantão farmacêutico

O gabinete do prefeito Paulo Butzge foi palco de reunião com os proprietários e gerentes de farmácias do município na manhã de terça-feira, 18, para discutir a respeito do plantão farmacêutico em Candelária. A reunião contou com a presença da secretária de Saúde, Aline Trindade, do Presidente da Comissão Gestora do Hospital Candelária, Arsitides Feistler e dos vereadores Cristiano Cunha, Telmo Grunewald, Gilvan Moura, Rui Porto, Marco Antônio Larger e Cristina Rohde.

“A intenção é que alguma farmácia faça o plantão durante a noite, atendendo a comunidade que procura atendimento médico e precisa adquirir os remédios receitados”, afirmou o vereador Rui Porto.

A secretária de Saúde Aline, afirmou ser conhecedora  das dificuldades de atender durante a madrugada, as vendas são poucas, mas ela acredita no bom senso dos proprietários dos estabelecimentos que encontrarão uma solução.

O grande entrave discutido pelos proprietários de farmácias é o  fato da Farmácia São João atender até a meia-noite, o que inviabiliza, pela concorrência, que outra farmácia faça o plantão. A idéia surgida da reunião, é a de que os estabelecimentos fechem as 19 horas, ficando somente uma farmácia de plantão em regime de rodízio. A gerência da farmácia São João de Candelária acordou em discutir com a direção da empresa a solicitação do município de fechar as 19 horas, ou ser a responsável pelo plantão.

O prefeito Paulo Butzge salientou que o poder público está atento e tem o maior interesse em resolver a questão. “Não temos como obrigar uma farmácia a ficar aberta ou fechar em determinado horário, porém, acredito que avançamos nestas tratativas, algumas soluções foram discutidas, e tenho certeza que chegaremos a um denominador comum”, afirmou Paulo.

Ao final da reunião ficou decidido que a farmácia São João enviará a secretária de saúde uma reposta da direção da empresa quanto às solicitações, e após este parecer, uma nova reunião deve acontecer entre os estabelecimentos para garantir o atendimento a população durante a madrugada.

Na foto: Secretária de Saúde Alinde Trindade e Prefeito Paulo Butzge em reunião com vereadores e empresários do ramo.