Prefeitura incentiva à diversificação rural
19 de Junho de 2013

Prefeitura incentiva à diversificação rural

Após a Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CQCT) que tem como objetivo principal combater o consumo do tabaco a palavra de ordem passou a ser a diversificação nas propriedades produtoras de tabaco, e com o incentivo da Prefeitura Municipal de Candelária, através do gabinete da primeira dama Gabriela Butzge, mudou e tem mudado o hábito de muitos agricultores. Um exemplo é o da família  Schultz/Rodrigues que deu uma guinada na produção exclusiva de plantação de tabaco em sua propriedade buscando a diversificação.

Com o fundamental apoio da prefeitura Municipal, que disponibilizou técnico e até mesmo maquinários para adequações do terreno, e com a assistência da coordenadora de hortas e jardins do gabinete da primeira dama, Mara Fagundes a produção na propriedade localizada a poucos quilômetros do centro da cidade, mais precisamente na Vila Fátima teve mudanças significativas. .

Há quatro anos a família que se dedicava exclusivamente ao cultivo do tabaco, decidiu dar uma guinada na destinação de sua propriedade de aproximadamente 13 hectares. Nesta época, o inseminador da bacia leiteira – Candelária, Dejair Carvalho Rodrigues, sua esposa Lucinara Schultz, juntamente com o  pai de Lucinara e sogro de Dejair, Nelson Schultz decidiram dar uma destinação ao solo, diferente do cultivo do tabaco:  decidiram diversificar!

Após esta medida, o grupo familiar começou a cultivar tomates, couve-flores, repolhos, couves, brócolis,  frutas e enfim, tudo referente a hortigranjeiros. Apenas pessoas  da família se dividem no trabalho, que torna a propriedade “quase sustentável” afirma Dejair, que conta com cinco familiares  (incluindo a esposa e o sogro)que realizam todo o trabalho.

“A idéia teve inicio em uma época de crise” afirma o seu Nelson, que orgulhoso ostenta a produção de sua propriedade. “A crise do tabaco nos levou a agir desta forma, e o incentivo dado pela prefeitura com a coordenação da Mara Fagundes nos auxiliando com técnicos, e também com os maquinários necessários para que pudéssemos deixar a terra em condições de produzir foram fundamentais” conclui ele.

Além das plantações, a área conta também com a  criação de peixes, porcos, gado leiteiro, coelhos, pombas, tudo convergindo para a  sustentabilidade do local, que em breve vai contar com um biodigestor, que está sendo montado próximo as estrebarias. O esterco fermentado é utilizado na adubação da plantação, e o gás que ele irá produzir, servirá para o fogão e também na iluminação da propriedade.

O desejo da família é de que em breve seja banido o plantio do tabaco na propriedade, ficando 100% com hortigranjeiros sem uso de venenos, ou seja, totalmente natural. Quem deseja adquirir os produtos naturais cultivados pela família, basta seguir pela estrada Candelária/Pinheiro, antes da estrada da Santa Fé, que tem como referência um grande lago em frente à propriedade. Os preços são convidativos, e o principal, nada é cultivado com agrotóxicos, o adubo utilizado é somente o adubo orgânico.

Fotos: Primeira foto, Gabriela em meio a plantação de tomates cultivados sem agrotóxico
Segunda foto: Gabriele, Lucinara, Dejair e Mara ao lado do futuro biogestor
Terceira Foto: Grupo posa ao lado da produção de tomates