Ciclismo Gaúcho teve prova em Candelária.
24 de Junho de 2013

Ciclismo Gaúcho teve prova em Candelária.

Candelária sediou no domingo a 5ª etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo na modalidade Mountain Bike – Maratona Candelária 2013 nas categorias Elite, Elite feminino, Juvenil, Estreante, Veterano, Máster C, B, Máster A1 e A2, Sub 30, Junior, Infanto Juvenil e Municipal. A largada aconteceu as 8:30 hs saindo da praça Alberto Blanchardt da Silveira no centro da cidade e percorrendo 50 km pelas estradas do interior para a categoria Elite, Junior, Sub 30, Máster A1 e A2 e 40 km para o restante das categorias.

Logo cedo a movimentação na praça era grande com mais de 100 ciclistas se preparando para a prova. Exatamente no horário, bem ao estilo do prefeito Paulo Butzge, foi dada a largada, que inicialmente partiu em forma de pelotão até a localidade do Aqueduto, para, a partir deste local, iniciarem a prova pelas estradas de chão do interior. Uma forte neblina cobria a cidade na largada. Ao lado do presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo, Marcos Lorenz e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cristiano Pinto Becker, o prefeito Paulo Butzge deu a largada da prova, e também foi o prefeito quem deu a bandeirada da vitória aos atletas.

Os ciclistas candelarienses, especialmente do Grupo Guerreiros do Pedal e de toda da região alcançaram resultados expressivos. Gabriela Martin e Eveline Oliveira chegaram em 3º e 4º respectivamente,  na categoria Elite Feminino. Jéferson Pereira em 3º e Leonardo Hintz Enslin em 4º na categoria Juvenil. Na estreante, Marcio Juliano Gabe chegou em 2º. Na Máster A2, Baltazar Braga faturou a primeira colocação. Na Sub 30, Marcio da Silva em 10º, Fernando Alexandre Bulzki em 11º, e infelizmente Marlon Israel Bernardo, mais conhecido como “MIB” desistiu por problemas técnicos, ele inclusive que foi um dos idealizadores da prova em Candelária, era uma grande esperança de vitória.

Na Municipal, Jean Carlos Biondt, Leonardo Menezes, Cleber Josiel Bartz, Hans Pietter e Cássio Vaz Ribeiro chegaram nesta ordem. Na categoria TOP do esporte, a Elite Masculino, o grande vencedor foi Marcelo Bendlin Leon, de Dom Pedrito.

Após a chegada de todos, foi realizada a premiação aos vencedores, nas diversas categorias disputadas.

Segundo o presidente da Federação, Marcos Lorenz, a etapa de Candelária foi muito elogiada por todos, alguns chegando a realçar a beleza da cidade e do interior do município. Desta forma, afirmou Lorenz, “Candelária já está confirmada no calendário do ano que vem pela sua beleza e hospitalidade de seu povo. Já confirmamos a etapa para o mês de julho, durante a semana do município” afirmou o presidente.

A próxima etapa do estadual ocorrerá  no dia 07 de julho na cidade de Rolante.

Fotos: Erni Bender

Na sequencia:

1 - Neblina era forte no início da prova

2 - Presidente da Câmara. Cristiano Becker, presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo, Marcos Lorenz e Prefeito de Candelária, Paulo Butzge

3 - Prefeito Paulo Butzge dá a largada da prova