Cooperativa Escolar
02 de Julho de 2013

Cooperativa Escolar

Dando continuidade de fazer da Educação uma das  prioridades do prefeito de Candelária, Paulo Butzge, enviou uma comitiva composta por Secretária de Educação, Supervisores de Secretarias de Educação, Coordenadores de escola do Programa “A União faz a Vida”, alunos e professores dos municípios de Agudo, Paraíso do Sul, Cerro Branco, Candelária, Sobradinho e Arroio do Tigre, estiveram no Município de Nova Petrópolis em três escolas onde funcionam Cooperativas Escolares para conhecer e buscar informações de como são organizadas as cooperativas. Nova Petrópolis é a cidade Berço do Cooperativismo e as escolas estão se integrando ao projeto iniciado na Escola Municipal Bom Pastor, onde há curso de formação para o Cooperativismo para quem desejar. Esta escola tem como meta o compromisso com o ser humano, os alunos já estão bem integrados com o trabalho na Cooperativa Escolar (Cooebompa – pioneira na região) onde o foco é a aprendizagem de como funciona uma cooperativa e onde os conteúdos do currículo automaticamente vão sendo trabalhados aprendendo a viver democraticamente. A cooperativa é um laboratório de aprendizagem, como diz o professor, mestre Everaldo Marini, e que para isso a casa Cooperativa de Nova Petrópolis auxilia as escolas nesta proposta. Nesta escola também há cursos técnicos de agropecuária, agrimensura, paisagismo e meio ambiente.

Outra escola visitada foi a EEEF Padre Amstad que está com um projeto sobre o resgate da História da Linha Imperial. Nesta escola também está acontecendo o cooperativismo(Cooeamstad). As crianças são responsáveis e empreendedoras, já estão há um ano com uma cooperativa escolar onde confeccionam bolachas para vender na escola. Também visitamos a escola Piá onde a Cooperativa Escolar(Cooperpiá) tem como gestores, meninas de 6º a 8º ano e que com muita desenvoltura nos colocaram sobre o funcionamento da cooperativa escolar.

Nestas cooperativas os únicos sócios são os alunos.

Conforme Marini “as organizações cooperativas contribuem efetivamente para aumentar oportunidades de trabalho e renda e, ao mesmo tempo, desenvolvem ações empreendedoras e a consciência das pessoas sobre a necessidade do apoio mútuo e solidariedade humana. desenvolvem ações empreendedoras e a consciência das pessoas

A oportunidade foi proporcionada pela  SICREDI no dia 17 de junho de 2013.