Reunião da AMVARP foi muito positiva, afirma prefeito de Candelária
04 de Julho de 2013

Prefeito segue para Brasília no domingo

O prefeito Paulo Butzge participou na manhã de terça-feira de reunião da Amvarp em Santa Cruz do Sul, em assembléia ordinária, para tratar de diversos assuntos, entre eles as manifestações populares, a marcha dos prefeitos a Brasília que acontece entre os dias 09 a 11 de julho, queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), situação dos pedágios, projeto regional de asfaltamento de acesso a pontos turísticos, estudos de viabilidade técnica para implantação de um aterro sanitário regional, encontro dos prefeitos dos municípios produtores de tabaco em Santa Cruz e outras questões importantes.

O prefeito explicou que a sua viagem a Brasília tem correlação com as manifestações publicas e a marcha dos prefeitos. Quanto às manifestações, Butzge salientou que Candelária adota a mesma postura da AMVARP, favoráveis a manifestações pacíficas, porque entendemos que o povo está descontente com algumas situações, porém, somos e sempre seremos contrários aos abusos e a violência. Butzge explicou ainda, que esta Marcha dos Prefeitos a Brasília nada mais é do que uma manifestação da mesma forma, junto ao governo federal, onde os prefeitos manifestarão seu descontentamento, questionando e pedindo melhorias, e especialmente  os municípios querem pressionar o governo federal para pedir um aumento de 2% no percentual do Fundo de Participação dos Municípios, FPM, esta é inclusive uma das grandes reivindicações dos prefeitos. Como o país está vivenciando manifestações por todos os cantos, a idéia é a de que em algumas questões o governo federal possa ceder e atender aos municípios.

Uma outra questão de grande importância tratada na reunião, segundo Paulo Butzge, é a de que hoje a AMVARP e CISVALE, através do consórcio intermunicipal dos vales, está viabilizando um projeto regional de asfaltamento de acessos a pontos turísticos, e Candelária está integrada neste projeto através da ATURVARP (Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo) e neste projeto desenvolvido pelo consórcio, tem o município a proposta de asfaltamento de três trechos: Acesso da RS 400 até o aqueduto; asfaltamento da RSC 287 até o Morro Botucaraí; Asfaltamento da RS 400 até a Ponte do Império. Estes trechos totalizam 10 quilômetros de asfalto, e será pleiteado através do consórcio a sua execução. O prefeito acredita que a chance de este projeto ser efetivado é muito boa, porém, fatiado, ou seja, deverá vir de forma progressiva, ou seja, primeiramente o menor trecho, e assim sucessivamente. O trecho mais curto pleiteado por Candelária é o da RS 400 até o Aqueduto, que é de apenas 350 metros. Este projeto que já está pronto e será entregue a ATURVARP e vai ser protocolado junto ao ministério do Turismo.

O prefeito Paulo Butzge viaja a Brasília no dia 07, domingo rumo a Brasília, onde além da Marcha dos Prefeitos, tem agendado outros compromissos.