PRONATEC tem aula inaugural em Candelária
04 de Julho de 2013

PRONATEC tem aula inaugural em Candelária

Com a presença do prefeito Paulo Butzge, o vice Rui Beise e demais autoridades, a noite de quarta-feira foi marcada pela aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – Brasil sem Miséria em Candelária, com a participação de aproximadamente 160 pessoas, entre estes 100 alunos.

O Curso prevê a oferta gratuita de cursos de qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. Criado em outubro de 2011 através da lei 12.513, os cursos oferecidos nesta etapa são custeados pelo Ministério de Educação e ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC- Cachoeira do Sul, com a execução do programa em âmbito local desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da secretaria de Assistência Social, responsável pela mobilização, pré-matrículas e acompanhamento de alunos. As pré-matrículas foram abertas no dia 03 de junho e encerradas no dia 21 de junho, quando os interessados se inscreveram na secretaria de Assistência Social e em algumas localidades, como no evento do Troca-Troca de sementes, dia 12, na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, nos dia 13, 14 e 15, no Colégio Lepage dia 19 e Guia Lopes no dia 20, todas iniciativas  para incrementar as inscrições. Ao todo, foram oferecidas 30 vagas para cada curso, porém, no curso de garçom teve apenas 17 interessados, e no de cuidador de idosos, 28, no restante, todas as vagas foram preenchidas.

O evento contou com a participação do diretor da Unidade SENAC – Cachoeira do Sul, Leandro Raddatz que em seu pronunciamento revelou que o PRONATEC tem a função de expandir, interiorizar  e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada, ou ainda de qualificação profissional presencial e a distância, entre outros objetivos.

Também a secretaria de Assistência Social e primeira dama Grabriela Butzge,  salientou da importância dos cursos oferecidos, visando capacitar de forma democrática, já que os cursos são abertos a população e totalmente gratuitos, e objetivando agregar conhecimento e formar profissionais com maior capacidade de trabalho, inclusive com maior remuneração já que passa a ser uma mão de obra especializada. Gabriela ainda salientou que  os cursos oferecidos são de grande demanda no município, que vem crescendo de forma progressiva, e que por este fato a qualificação se torna a cada dia que passa mais importante.

Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Butzge destacou a importância dos cursos oferecidos pelo PRONATEC, dizendo ser uma grande oportunidade para que o município tenha mão de obra qualificada. Butzge salientou que incansavelmente e diariamente busca novas oportunidades de empregos para Candelária, juntamente com o secretário de Indústria, Comércio e Habitação,  Jorge Willian Feistler, são montadas estratégias para atrair novas empresas para o município e consequentemente ampliar o mercado de trabalho. O prefeito destacou que em suas muitas visitas aos grandes empresários, o que mais ouve é a respeito da localização do município, que é estratégica e privilegiada, pois fica no centro do estado, mas também é muito solicitado a respeito da mão de obra especializada. Ele enalteceu aos alunos que ontem foram ao auditório da ACIC para a aula inaugural,  desta importância que tem estes cursos, pois passam a ser um atrativo a mais para que novas empresas venham se instalar no município.

Os cursos oferecidos pelo PRONATEC em Candelária nas modalidades de Manicure e Pedicure, Cuidador de Idosos, Garçom, Operador de Supermercado e Costureiro são totalmente gratuitos.

A aula inaugural foi ministrada pela pedagoga do SENAC – Cachoeira do Sul  Renata Marins, e além dos alunos, diversas autoridades como o secretário de Obras, Sady Christmann, de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, da Saúde, Aline Trindade e de Industria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler se fizeram presentes, além dos vereadores Paulo Roberto da Silva, o Beto, Telmo Grunewald e Celso Gehres.