6ª Festa da Colônia em Candelária é atração do fim de semana
17 de Julho de 2013

6ª Festa da Colônia em Candelária é atração do fim de semana

Festa resgata cultura alemã

Preservando sua identidade de ser uma cidade colonizada por imigrantes alemães, que mantém no interior, denominado de colônia suas mais fortes raízes que ainda mantém os costumes trazidos pelos colonizadores, Candelária realiza a 6ª Festa da Colônia com a certeza de ter na gastronomia, uma tradição passada de pai para filho, como o mais forte apelo desta festa.

A intenção é resgatar e valorizar as produzidas pela colônia para comemorar os 88 anos de emancipação de Candelária, e reeditar o grande sucesso das edições anteriores da festa.

Segundo o prefeito Paulo Butzge, a intenção é atrair para a festa não só os candelarienses, mas também a população dos municípios vizinhos, já que a região toda foi colonizada por imigrantes alemães, mas é claro, diz ele, que não é somente o descendente de alemães que aprecia a boa culinária, e, portanto, esperamos um grande publico para comemorar os 88 anos de Candelária numa grande festa, destacou o prefeito.

Para isso foi montada uma grande estrutura, na quadra entre a Corsan e o Colégio Ulbra/Concóirdia, onde o publico poderá degustar os produtos coloniais, feira de artesanato além de shows musicais.

Baile de Kerb

Além destas atividades, o Baile de Kerb,  é uma inovadora atração da festa. A idéia foi  da primeira Dama Gabriela Butzge, que conhecedora do fato de que  toda a região na sua maioria foi colonizada por alemães, achou conveniente que o baile de aniversário da cidade fosse típico alemão. Com bandinhas típicas, cuca, lingüiça, cerveja e outras atrações, Gabriela percebeu que esta tradição precisava ser resgatada. Os Bailes de Kerb, que são bailes contagiantes em alegria, musica e gastronomia!  Tenho certeza que o publico vai adorar enfatizou Gabriela. O baile terá inicio as 21 horas, com celebração de aniversário alusivos aos 88 anos de Candelária e 138 anos do Clube Rio Branco.

Desfile Típico

As festividades que vão acontecer durante todo o final de semana, contemplam também o desfile típico do Colono e Motorista, que vai partir do Monumento do Imigrante, no começo da Avenida Pereira Rego, percorrendo toda a sua extensão, passando pela Praça Alberto Blanchardt da Silveira onde acontece a benção aos motoristas. A exemplo de outros anos, uma enorme carreata passa pela praça para este ato.

A 6ª Festa da Colônia tem a seguinte programação:

Dia 20/07

10hs – Abertura oficial com presença de autoridades locais, regionais e estaduais;

10:30hs- Abertura dos estantes de gastronomia com shows. Na parte da tarde shows musicais e artístico-culturais no palco, incluindo atrações locais e regionais.

21 hs – Fechamento dos estandes de gastronomia.

21 hs – Baile Típico de Kerb, comemorativo ao aniversário do município e do Clube Rio Branco. Local: Clube Rio Branco.

Dia 21/07

9h – Desfile típico ao colono e motorista, com saída do Monumento ao Imigrante em direção ao centro; 10 h – Abertura dos estandes de gastronomia com shows, à tarde shows no palco.

Mais de 40 expositores de artesanato se habilitaram a expor e comercializar seus produtos na festa, além de 24 agroindústrias e grupos organizados do interior, que irão oferecer a parte de gastronomia na festa.

A promoção é da Prefeitura de Candelária, com realização da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), e apoio da Emater/Ascar. O patrocínio é da Corsan.
A exemplo das duas últimas edições, a festividade terá lugar na rua 7 de Setembro, na quadra entre o Colégio Ulbra/Concórdia e a Corsan. O acesso ao público é gratuito.

Prefeito Paulo com a primeira Dama Gabriela, idealizadora do Baile de Kerb
Fechar Próxima Anterior