Jovens fazem juramento a Bandeira em Candelária
26 de Julho de 2013

Jovens fazem juramento a Bandeira em Candelária

Em cerimônia realizada na quarta-feira pela manhã, mais de 100 jovens receberam o certificado de dispensa do serviço militar da classe de 1994 e anos anteriores. Realizada na Av. Pereira Rego, em frente ao coreto da Praça Alberto Blanchardt da Silveira, a solenidade contou com a participação do prefeito municipal e Presidente da Junta do Serviço Militar de Candelária, Paulo Roberto Butzge, além das autoridades militares, como o tenente-coronel Luiz Guilherme Lemes Martins, subcomandante do 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), de Santa Maria, do 2º tentente Carlos Eduardo da Silva Rodrigues, da 8ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), de Porto Alegre e do tenente João Carlos dos Santos Machado, delegado da 9ª Delegacia de Serviço Militar (DSM) de Cachoeira do Sul, além das autoridades civis, como a primeira Dama e secretária de Assistência Social, Gabriela Butzge, secretários municipais e vereadores.

Antecipadamente ao ato, a Banda Marcial da 6ª Brigada de Santa Maria, Mestre Jorege,  fez uma belíssima apresentação encantando não somente aos jovens que ali estavam para fazer o juramento, mas também a todas as autoridades e comunidade em geral que se aglomerou na praça para acompanhar a solenidade.

A solenidade de Juramento a Bandeira tem a finalidade de conferir aos dispensados do serviço militar o compromisso com a pátria, os quais a nação poderá recorrer em casos de necessidade. Dependendo da situação (guerra, por exemplo), estes jovens podem ser engajados para defender os interesses da Pátria.

O prefeito Paulo Butzge em seu pronunciamento ressaltou que o juramento a bandeira é uma demonstração de carinho, amor e comprometimento com o Brasil. Lembrou ainda do compromisso de defender o Brasil mesmo com a própria vida.

A secretária da Junta de Serviço Militar de Candelária, Elizabeth Martins Becker divulgou que foram alistados 254 rapazes, destes, 75 foram incorporados e o restante ficou na reserva. Neste ano, 232 foram alistados,  e em outubro deverão passar pela seleção. Ela explicou ainda que muitos jovens, apesar da obrigatoriedade de apresentar documento que comprova estar em dia com o serviço militar, não o fazem, deixando para o ano seguinte. Elizabeth salienta que apesar de ser um procedimento errôneo, continua sendo um procedimento comum, lamentou ela.

Em retribuição as visitas do Presidente da Junta do Serviço Militar Paulo Butzge ao 1º RCC de Santa Maria e também ao DSM de Cachoeira do Sul, foi oferecido um almoço de confraternização entre os militares e seus comandantes, o prefeito Paulo e a secretária Elizabeth na sede da torcida do Esporte Clube Internacional de Candelária.

Banda da 6ª Brigada de Santa Maria

Banda da 6ª Brigada de Santa Maria

Os jovens que foram dispensados do serviço militar

Os jovens que foram dispensados do serviço militar