Candelária, 02 de Setembro de 2024

Secretária de Saúde eleita Diretora de Saúde Mental da COSEMS/RS
12 de Agosto de 2013

Secretária de Saúde eleita Diretora de Saúde Mental da COSEMS/RS

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio  Grande do Sul (COSEMS/RS) realizou no mês de julho o seu congresso anual na cidade de Porto Alegre, onde além das tratativas inerentes aos assuntos das secretarias de saúde de todo estado, também foi eleita a nova diretoria. Esta diretoria que representa todos os secretários de saúde do estado participa efetivamente de toda a organização de recursos, política de saúde e financiamento, tanto nas esferas de política estadual e federal de saúde. O Conselho tem inclusive poder de veto nas decisões, que abrange todas as áreas de saúde e nas políticas do Ministério da Saúde.

“É uma diretoria que tem várias secretarias executivas, inclusive na linha de saúde mental, e as ações são discutidas diretamente com  o ministério da saúde”, explica Aline Gewehr Trindade, secretária Municipal de Saúde de Candelária que foi eleita neste congresso como Diretora de Saúde Mental a nível estadual. Em chapa que foi montada em Brasília, quando da visita da secretária a capital Federal, e encabeçada por Luiz Carlos Bolzan, secretário de Saúde de Novo Hamburgo, que já foi diretor do Denasus, Departamento de Auditoria do Ministério da Saúde, e também trabalhou diretamente no Ministério por muito tempo. Após, trabalhou na ouvidoria do Sus, e este ano foi convidado a assumir a secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, onde reside sua família e por este motivo, aceitou o cargo. A eleição aconteceu no Congresso anual da Cosems com a participação de mais de 400 secretários de Saúde.