APAE abre a “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”
22 de Agosto de 2013

APAE abre a “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”

O prefeito Paulo Butzge participou na manhã de quarta-feira da abertura da “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” na sede da APAE (associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Candelária. Além da abertura da semana, também foram apresentados os trabalhos da terceira etapa do projeto “Eu pinto com o Coração”, onde alunos da Apae auxiliados por voluntários e alguns artistas da cidade, como as artistas plásticas Cristine Lersh e Yona Pohl, que despendem do seu tempo para auxiliar a instituição.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como a primeira Dama e secretária de Assistência Social Gabriela Butzge e dos vereadores Paulo Roberto, o Beto, e Gilvan Moura, entre outras personalidades.

Com o tema “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”, que norteia as ações da APAE para a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2013, “tema este que nos remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos que têm nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que conseqüentemente, vem diminuindo as diferenças sociais e o preconceito”, frisou a presidente da APAE de Candelária, Claudete de Aguiar, que apresentou um vídeo aos presentes sobre um cantor portador de necessidades especiais, corajoso e vencedor.  Também em seu pronunciamento a diretora da APAE Cleidi Limberger Marion lembrou dos cuidados necessários para com as pessoas dependentes, além é claro de todo atenção e carinho. Explicou dos trabalhos que a APAE realiza, e também das grandes dificuldades que a instituição enfrenta no momento, especialmente com a falta de verbas.

A artista plástica e colaboradora da APAE Cristina Lersh Mallmann também salientou da satisfação de trabalhar com os alunos em seu desenvolvimento do projeto “Eu pinto com o coração”. Cristine lembrou que não há dinheiro que possa pagar por esta satisfação.

Finalizando os pronunciamentos, o prefeito Paulo Butzge enfatizou da importância da APAE no trabalho com pessoas deficientes. Butzge lembrou que somos todos deficientes de alguma forma, e que alguns necessitam de maior ou menor auxilio. Salientou  ainda do projeto “Eu pinto com o Coração”, onde pode-se perceber, segundo ele, que nos quadros pintados pelos portadores de necessidades especiais, o empenho, o carinho e a devoção colocada na ponta do pincel. “Eu realmente vejo estas obras como obras pintadas com o coração, sem duvida a gente se emociona ao ver estas pessoas superarem os seus limites e colocarem em uma tela tudo aquilo que sentem” finalizou Paulo Butzge.

Os quadros expostos na Apae podem ser visitados durante esta semana (na Rua Paul Harris, Bairro Germânia) em Candelária, e podem inclusive ser adquiridos. Algumas obras são realmente muito interessantes, vale a pena conferir.

Momentos antes do inicio da solenidade de abertura

Momentos antes do inicio da solenidade de abertura

Belos trabalhos confeccionados pelos alunos

Belos trabalhos confeccionados pelos alunos