Candelária a partir de 1º de setembro entra na Rota do Audax caminhada
28 de Agosto de 2013

Candelária a partir de 1º de setembro entra na Rota do Audax caminhada

Domingo  será realizado o 1º Audax Caminhada de Candelária.

Que tal sair para uma caminhada de 25 quilômetros? Para quem não conhece,  Audax não é competição, mas uma prova de regularidade, uma caminhada de longa distancia em grupo a um ritmo imposto de 6 km/h descontado as paradas (5 km/h no tempo geral). É antes de tudo, uma prova de resistência para melhorar a saúde, um passeio para aqueles um pouco mais experientes. O objetivo é largar em grupo e chegar nas mesmas condições. Além de eliminar o stress, de conhecer novos lugares e de fazer amigos. A origem dos “brevets” Audax Caminhada, foi às experiências dos brevets Audax Ciclismo que tiveram inicio na França de 1904 e que hoje se espalham pelo mundo inteiro.

Cada participante do brevet Audax caminhada, da mesma maneira que nos brevets de ciclismo, receberá um passaporte que é o documento oficial do evento. Este passaporte deverá ser carimbado antes da largada e nos PCs. Deverá  ser entregue a organização logo após a chegada. Posteriormente será devolvido ao participante depois de ser homologado. Ao final da prova, os participantes recebem o brevet, diploma e medalha, que confirma a conclusão da prova. Em posse deste brevet, o participante se torna apto a participar da prova de 50, depois 75, 100 e 125 km, provas estas que são a seqüência do Audax Caminhada.

Segundo um dos organizadores do “Audax Bresil”,  Luiz Magnani Faccin, o objetivo principal é completar a prova, não existe colocação, basta completar a prova para se obter o brevet. Luiz é um entusiasta de Audax. Ele foi adquirindo gosto pelo ciclismo desde criança quando já realizava algumas aventuras pedalando até cidades próximas e também para conhecer as localidades do interior do município de Santa Cruz do Sul onde reside. Entre tantas proezas, Faccin participou do Audax 1200 km na França, uma prova de ciclismo, já que o Audax engloba provas de marcha e também de ciclismo. Ele concluiu a prova em 87 horas, sendo 80 pedalando, e as restantes 7 em paradas para descanso, dormir e se alimentar, uma verdadeira proeza. Luiz é atualmente o representante da União dos Audax Franceses(UAF) para o Brasil, já que a marca “Audax” é francesa.

A prova de domingo, será de 25 km de caminhada, sendo esta a primeira prova de Audax caminhada de Candelária, e também é a prova introdutória para quem quiser seguir participando de Audax, ou seja, a prova é brevet para a marcha de 50 km, 75, 100 e assim sucessivamente. Luiz Faccin considera a prova de Candelária uma das mais bonitas, ou a mais bonita de todas as provas que ele participou. “O relevo de Candelária é privilegiado, e os participantes poderão apreciar imagens belíssimas pelo interior do município de Candelária, passando inclusive por pontos turísticos como a Ponte do Império e o Aqueduto”, afirmou  Faccin.

Os interessados em participar da prova, podem se inscrever na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes em  Candelária, ou ainda na Faccin Bicicletas em Santa Cruz do Sul, as inscrições também podem ser feitas minutos antes da prova que tem inicio na praça Alberto Blanchard da Silveira, com um ônibus levando os participantes até a Ponte do Império, para de lá dar a saída buscando os 25 km que devem encerrar novamente na praça. O prefeito Paulo butzge, um entusiasta do esporte lamenta não poder inclusive participar da prova, já que tem inicio no domingo a Semana da Pátria, onde ele tem outros compromissos, mas apóia o evento e afirmou que estará recepcionando os participantes e entregando os certificados e medalhas.

Todos os participantes recebem medalha na chegada
Fechar Próxima Anterior