Candelária cria Núcleo Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM
29 de Agosto de 2013

Com a missão de mobilizar e articular governo, empresas e a sociedade civil, foi constituído o Núcleo Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, em Candelária. O núcleo ODM é reconhecido por sua constribuição na melhoria da qualidade de vida, em decorrência do trabalho realizado pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM. O principal objetivo, é o de promover a melhoria dos indicadores dos ODM no município, integrando os gestores públicos, setores empresariais e as organizações da sociedade civil .

Histórico dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM

A Organização das Nações Unidas, ONU, realizou no ano de 2000 a Cúpula do Milênio, visando reverter os maiores problemas mundiais que afetavam diretamente a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Deste encontro, nasceu a Declaração do Milênio, que estabeleceu oito iniciativas para tornar o mundo melhor e mais justo até o ano de 2015, conhecidos como ODM, apoiados por líderes de 191 nações, entre elas o Brasil.

Para atingir os objetivos no Brasil, será necessária a participação efetiva das prefeituras, participando ativamente deste processo com o Governo Federal, Estadual e sociedade civil.

Os ODM:

1. Acabar com a Fome e a Miséria

2. Educação Básica de Qualidade para Todos

3. Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher

4. Reduzir a Mortalidade Infantil

5. Melhorar a Saúde das Gestantes

6. Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças

7. Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente

8. Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento

O núcleo de Candelária

No dia 20 de agosto, foi assinada no gabinete do prefeito a constituição do  núcleo  de Candelária com a apresentação do projeto junto ao prefeito Paulo Butzge, que através do Decreto 799, de 13 de agosto de 2013,  instituiu no município o programa ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Este núcleo ficou assim constituído:

Coordenadora:

Carine Carvalho Wagner

Secretária:

Grazieli Juliana Priebe

Comunicação:

Erni Bender

São ainda componentes do núcleo: Graziele Mahl, Cleber Vargas Machado, Andréa Berle e Lidiane Radtke.

Os objetivos

Após instaurado o núcleo, no dia 26 de agosto, aconteceu a primeira reunião que teve  como objetivo elencar as políticas públicas disponibilizadas pelo governo federal, programas, projetos e ações que já estão sendo realizados no município de Candelária, e vêm promover o cumprimento das metas do milênio

Na foto a assinatura do termo junto ao prefeito Paulo Butzge

A primeira reunião do núcleo: Elencando prioridades