Caminhar é preciso – Audax Candelária
02 de Setembro de 2013

Caminhar é preciso – Audax Candelária

Candelária foi palco de uma das mais belas provas de Audax caminhada em território gaúcho, onde 60 participantes concluíram a prova que teve 25 km passando por diversos pontos turísticos do município, começando inclusive em um deles, na Ponte do Império, que foi construída na época do imperador D. Pedro I.

Audax não é competição, mas uma prova de regularidade, uma caminhada de longa distancia em grupo a um ritmo imposto de 6 km/h descontado as paradas (5 km/h no tempo geral). É antes de tudo, uma prova de resistência para melhorar a saúde, um passeio para aqueles um pouco mais experientes. O objetivo é largar em grupo e chegar nas mesmas condições.

Do total de 88 inscritos, 60 concluíram a prova, um número muito bom, segundo o organizador e representante do Audax no Brasil, Luiz Maganini Faccin. Segundo Faccin, “o numero de participantes do Audax caminhada de Candelária, é compatível com os números registrados em países da Europa, o que demonstra o nível de amadurecimento da população que está ligada ao meio ambiente e tem a preocupação da boa saúde, através de exercícios, mas também da conservação da natureza, além é claro, de ter caminhado talvez no mais belo Audax caminhada do sul do Brasil, onde passamos por rios, pontos turísticos, vegetação nativa, e uma bela aula de paleontologia com o técnico em paleontologia Belarmino Stefanello, que trabalha juntamente com o curador do Museu de Candelária, o Carlos Rodrigues” enalteceu um animado Luiz Faccin.

Os “caminhantes” partiram da Ponte do Império as 8 hs, e chegaram na Praça Alberto Blanchardt da Silveira por volta das 13 hs, sendo recepcionados pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte e pelo prefeito Paulo Roberto Buztge, que fez questão de entregar as medalhas aos participantes que concluíram a prova. O prefeito se disse admirado pela garra e força de vontade dos participantes. “Eles percorreram 25 km, boa parte deste trecho sob intensa chuva, e não esmoreceram,  passando pelo interior do município e culminando com a chegada aqui na praça de Candelária. Estão todos de parabéns, que seja este o primeiro de muitos “Audax” em Candelária. A administração municipal apóia o evento e mais, queremos que outras provas sejam realizadas no município, inclusive uma prova de Audax ciclismo”, afirmou Paulo Buzge.

Foto: Prefeito fez questão de entregar as medalhas e certificados. O secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Dionatan Tavares da Silva  acompanhou o prefeito.

"caminhantes" de Candelária

"caminhantes" de Candelária

Crianças vibram com a chegada dos pais

Crianças vibram com a chegada dos pais

Até mesmo "dona Morte" caminhou. Depois de 25 km, a diversão tomou conta.
Fechar Próxima Anterior

Até mesmo "dona Morte" caminhou. Depois de 25 km, a diversão tomou conta.

Caminhante de Santa Maria (de azul) com os candelarienses

Caminhante de Santa Maria (de azul) com os candelarienses