Candelária recebe equipamento de “Educação no Trânsito”
24 de Setembro de 2013

Candelária recebe equipamento de “Educação no Trânsito”

Através de intenso trabalho, o Lions Clube Candelária Centro adquiriu da empresa Kopp Tecnologia um “kit Escola de Trânsito”, que foi entregue na tarde da segunda-feira, no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Candelária.

Segundo Euclides Rodrigues, presidente do Lions Clube Centro, a idéia é a de formar “cidadãos condutores” no futuro. Através da Vara de Execuções Criminais, com recursos da aplicação de penas alternativas, o Lions Clube Centro, entidade sem fins lucrativos foi habilitado a receber a verba através de projeto de aquisição de uma “Escolinha de Trânsito”, para educação de crianças. O kit que custa em torno de R$ 8 mil,  segundo o Executivo Comercial da empresa, Tiago Pohlmann  que veio a Candelária fazer a entrega oficial do equipamento, juntamente com a pedagoga   Semia Arruda. Além do Kit, a verba a qual o Lions Clube Candelária Centro foi contemplada é de um total de R$ 15 mil, e Rodrigues informou que serão adquiridos ainda “banners”, bicicletas e Jeeps de pedal para uso das crianças na escolinha.

A “Escolinha de Trânsito” foi repassada ao gabinete da Primeira Dama Gabriela Butzge, que se disse muito feliz com a chegada do equipamento, antigo anseio do Departamento de Trânsito, dirigido pelo competente Nelson Farias,  que terá um forte aliado na educação de trânsito para as crianças.

Segunda a pedagoga Semia Arruda, da Kopp Tecnologia,  “o futuro está na educação dos pequenos, que hoje são apenas ciclistas e pedestres, mas que certamente chegarão a ser condutores de veículos automotores com uma visão diferente do motorista atual, contribuindo desta forma para um trânsito mais seguro”. O kit “Consiste na estruturação de uma cidade de forma proporcional ao público infantil. Totalmente caracterizada com situações pertinentes ao convívio no trânsito e as principais dificuldades enfrentadas como pedestre, ciclista e passageiro. O objetivo ao final da atividade é fazer com que as crianças possam assimilar as principais regras e conduta cidadã de uma forma divertida”, define o site da empresa a respeito do equipamento.

O Diretor do Departamento de Trânsito de Candelária, Nelson Farias salientou que seus objetivos com o novo equipamento é de ensinar as crianças a serem bons  condutores. Segundo pesquisas, é necessário cerca de 20 anos de aprendizado para se tornar um bom condutor, e as crianças de Candelária, a partir de agora com o Kit Educação no Trânsito, certamente terão uma imensa contribuição. Ele explicou ainda que o departamento de trânsito,  realiza um trabalho de sinalização da cidade, porém, “não basta apenas sinalizar, é necessário ensinar as crianças”, enfatizou Farias.  Salientou ainda, que o equipamento “representa a prática de nossos ensinamentos”, e notoriamente se disse muito feliz.

O prefeito Paulo Butzge falou da satisfação de poder contar com a parceria do Lions Clube nesta promoção, e que espera que esta parceria tenha sempre continuidade. Disse ainda o prefeito, que para um leigo o Kit pode não representar uma grande diferença, mas, para quem está engajado com o trânsito, será de imenso valor, já que ensinar as crianças a respeito do trânsito, da condução segura de veículos, é investir no futuro, e nada melhor do que ensinar as crianças, que tem a mente aberta para o aprendizado, além de serem multiplicadores, passando muitas vezes estes  ensinamentos para os pais. O prefeito salientou ainda que o numero e o fluxo de veículos aumentou muito, para pouca infra estrutura, e que “as ações tendem a punir o motorista infrator, mas o importante não é investir na punição, com aplicação de multas, mas sim na educação, na cultura do povo. As crianças de Candelária, os alunos nas escolas terão aulas educativas, teremos um ótimo aproveitamento deste kit, preparando as nossas crianças para o futuro”, finalizou Paulo Butzge.

Presentes também na entrega do Kit estavam o presidente do Comude de Candelária, Air Menezes e a diretoria do Lions Clube Candelária Centro, Jorge Freitas e secretário Élvio Rohde.

Equipamento já está com a Divisão de Trânsito de Candelária
Fechar Próxima Anterior