Diretoria da AMVARP estuda medidas diante da crise
24 de Setembro de 2013

Diretoria da AMVARP estuda medidas diante da crise

O prefeito de Candelária Paulo Butzge participou na manhã de terça-feira de reunião de diretoria da AMVARP, na sede da associação no parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, com os prefeitos de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Rio Pardo e Passo do Sobrado.

Na pauta diversos assuntos, a começar pela crise que passam os municípios em virtude da redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios, FPM, por parte do governo federal, o que obrigará os municípios a tomarem algumas atitudes imediatas. Alguns municípios adotarão  turno único como medida de contenção de despesas, Candelária ficará de fora desta medida, salvo aconteça algo extraordinário, porém, não é de vontade do prefeito Paulo Butzge adotar esta medida. Mas o mandatário candelariense irá acompanhar a maioria dos municípios que irá demitir, medida esta que vem sendo adotada paulatinamente no município, pois teria o prefeito Paulo a intenção de que se o FPM tivesse alguma reação, parar com a  medida, mas infelizmente Candelária também irá demitir mais alguns funcionários.

Outro assunto que norteou a reunião foi a respeito da criação do Instituto Geral de Perícias, o qual Santa Cruz do Sul disputa com Lajeado a preferência de instalação, já que quatro novos postos de IGP  devem ser instalados no estado, e Santa Cruz pleiteia a unidade como forma de agilizar o trabalho de perícias na região.

O grupo também ventilou a possibilidade, em ação conjunta de criar um aterro sanitário regional, desde que o “lixo” passou a ser visto como “resíduos sólidos” com potencial econômico, os municípios enxergam tal ação como alternativa de renda, além de incentivar a coleta seletiva, e minimizar os problemas relativos aos resíduos dos municípios. A reunião que teve início as 9 hs, estendeu-se até perto do meio dia. Paulo considerou de grande aproveitamento os assuntos envolvidos na pauta.