Paulo Butzge visita Alceno Porto
26 de Setembro de 2013

Paulo Butzge visita Alceno Porto

A agenda do prefeito Paulo Butzge no início do mês foi um pouco diferente, ao menos no dia 09 pela parte da manhã, quando o prefeito visitou uma das pessoas mais carismáticas e queridas da cidade de Candelária. Trata-se de Alceno Porto, figura conhecida dos candelarienses, especialmente aqueles que tinham e tem ligação com o antigo asilo de Candelária, que foi comandado por Alceno durante 18 anos. Reconhecendo este grande trabalho realizado por Alceno, que “colocou” a pedra fundamental para a construção do asilo,  o prefeito Paulo Butzge fez uma visita de cortesia ao ex-presidente, que reconhecidamente ajudou muitas pessoas do município, e de fora dele também.

Não são poucos os relatos de pessoas que foram ajudadas e amparadas por Alceno. Até mesmo funcionários do Hospital de Candelária quando indagados, lembram de Alceno Porto, muitas vezes carregando no colo os “velhinhos” do asilo, quando de uma emergência, que ele trazia pessoalmente para a casa de saúde, pois a “ambulância poderia demorar”.

As histórias das benesses de Alceno ao asilo e a cidade foram muitas, ele comandava a casa geriátrica de forma exemplar, arcando muitas vezes com as despesas com o próprio bolso, nunca teve dúvidas em ajudar o próximo, especialmente os mais necessitados.

Reconhecendo este grande trabalho, o prefeito foi visitá-lo, saber de sua saúde e levar um grande abraço de agradecimento pelo tanto que fez por Candelária.

Hoje Alceno está aposentado, teve alguns problemas de saúde mas vive bem, amparado pelo sobrinho João Antônio Dalosto Porto  e pela esposa Maria Oneida. Indagado, lembra com muito carinho, e com olhar de saudades do tempo em que comandava a referida casa. Em rodada de chimarrão, Butzge e Alceno relembraram histórias do asilo, que continua até os atuais dias prestando um grande serviço a comunidade.

Foto: Erni Bender

João Dalosto, Romilda (auxiliar), prefeito Paulo Butzge, Maria Oneida Porto e Alceno Porto