Audiência debate Estatuto do Idoso
01 de Outubro de 2013

No último dia, 27, Candelária sediou uma Audiência Pública para debater os dez anos do Estatuto do Idoso, levantando questões relativas à saúde, educação, assistência e políticas públicas para a Terceira Idade. Toda a sociedade e, especialmente, os grupos de Terceira Idade foram convidados a participar do debate, que foi realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 13h30.
Segundo os organizadores, a participação dos idosos é fundamental para a formulação de políticas públicas que beneficiem a classe. O objetivo da audiência é promover um debate e conhecer a fundo a situação do idoso, hoje, no Brasil.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elaine Chagas, assegura que a realização da audiência pública no município foi de grande valia, pois dessa forma mais pessoas tomam conhecimento e se interessam pela causa dos idosos. Sobre o que precisa ser melhorado em Candelária, em relação aos idosos, Elaine destaca que alguns direitos garantidos no Estatuto ainda são desrespeitados. Além disso, foi elencado na audiência a necessidade de ter um geriatra que atenda no município, a instalação da academia ao ar livre e a construção de uma casa de convivência, local para os idosos reunirem-se em eventos como palestras, festividades, etc.
Para falar ao público, a Assembléia convidou o deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade, Gerson Burmann (PDT), o Presidente da Federação Estadual dos Clubes de Terceira Idade, José Renato Sherer, e a Presidente da Associação Nacional de Gerontologia, Andréia Castiglia. O evento é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Prefeitura de Candelária e Câmara de Vereadores.

O prefeito Paulo Butzge também participou da audiência.

Fonte: Folha de Candelária