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Candelária, 28 de Julho de 2024


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Plano Municipal de Educação – Candelária se mobiliza
03 de Outubro de 2013

Plano Municipal de Educação – Candelária se mobiliza

O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), para vigorar por um período de dez anos, encontra-se tramitando no Senado Federal como PLC nº 103/2012. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

Universalização e ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis educacionais são metas mencionadas ao longo do projeto, bem como o incentivo à formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação em geral, avaliação e acompanhamento periódico e individualizado de todos os envolvidos na educação do país — estudantes, professores, profissionais, gestores e demais profissionais. O projeto estabelece ainda estratégias para alcançar a universalização do ensino de quatro a 17 anos, prevista na Emenda Constitucional nº 59 de 2009.
A expansão da oferta de matrículas gratuitas em entidades particulares de ensino e do financiamento estudantil também está contemplada, bem como o investimento na expansão e na reestruturação das redes físicas e em equipamentos educacionais — transporte, livros, laboratórios de informática, redes de internet de alta velocidade e novas tecnologias.
O projeto confere força de lei às aferições do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) — criado em 2007, no âmbito do PDE — para escolas, municípios, estados e país. Hoje, a média brasileira está em 4,6 nos anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). A meta é chegar a 6 (em uma escala até 10) em 2021. Outra norma prevista no projeto é confronto dos resultados do Ideb com a média dos resultados em matemática, leitura e ciências obtidos nas provas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

O novo plano dá relevo à elaboração de currículos básicos e avançados em todos os níveis de ensino e à diversificação de conteúdos curriculares e prevê a correção de fluxo e o combate à defasagem idade-série. São estabelecidas metas claras para o aumento da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população.
Entre outras propostas mencionadas no texto estão a busca ativa de pessoas em idade escolar que não estejam matriculadas em instituição de ensino e monitoramento do acesso e da permanência na escola de beneficiários de programas de transferência de renda e do programa de prestação continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência. O documento determina a ampliação progressiva do investimento público em educação até atingir o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país, com revisão desse percentual em 2015.

                        Nos dias 23 e 24 de setembro de 2013, representante da Secretaria de Educação e do  Conselho Municipal de Educação, participaram de Capacitação para a Etapa da Análise Situacional na Elaboração/Adequação do Plano Estadual e Municipais de Educação, em Santa Maria. Orientações sobre o processo e encaminhamento para a elaboração do PME, recebidas nesta capacitação foram repassadas no dia 1º de outubro de 2013, na reunião mensal do Conselho Municipal de Educação, aos membros do referido Conselho e da Secretaria de Educação. Foi organizada uma equipe, com representantes da Secretaria ( Andréa Berle e Márcia Ester Hoff Furlan ) e do Conselho de Educação (Gislaine Aline Priebe e Ângela Berenice Durrewald), para coordenar, e articular o processo de elaboração do PME, no município.








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