Ir para o Conteúdo

Candelária, 28 de Julho de 2024


Notícias

Programa Brasil Alfabetizado – aulas tem inicio em Candelária
03 de Outubro de 2013

Programa Brasil Alfabetizado – aulas tem inicio em Candelária

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens (maiores de 15 anos), adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

O município de Candelária, através da Secretaria de Educação, aderiu ao  Programa Brasil Alfabetizado 2013, mediante Termo de Compromisso, junto ao Governo do Estado. A seleção dos Professores Alfabetizadores é realizada pela 6ª Coordenadoria de Educação.

O Professor Alfabetizador fará o trabalho de alfabetização em turma com até 25 alfabetizandos, durante 8 meses, com carga horária total de 320 horas e carga horária semanal mínima de 10 horas.

No período de 24 a 27 de setembro de 2013, as professoras Joanice Roseria Schünke e Denise Celeste Kurtz, alfabetizadoras no Programa em Candelária, participaram do I Encontro de Formação de Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado, em Santa Cruz do Sul. Nesta capacitação foram trabalhados temas como: Trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil; A leitura do Mundo precede a leitura da palavra; O educador Paulo Freire e sua contribuição para a Educação Popular; Alfabetização não tem receita mas tem princípios; Especificidades da ação alfabetizadora com Jovens e Adultos Letramento e Alfabetização de Jovens e  Adultos; Práticas de Leitura e as Diferentes Linguagens; Caracterização do Programa Brasil Alfabetizado; Contribuição de Piaget e Vigotsky; Metodologia da Educação de Jovens e Adultos e Avaliação.

O município conta atualmente com duas turmas: uma turma na EMEF Christiano Affonso Graeff, no Bairro Ewaldo Prass  e uma turma no Presídio Estadual de Candelária. As aulas tiveram início em 1º de outubro de 2013.








+ notícias