Crise dos municípios
11 de Outubro de 2013

Crise dos municípios

Secretários colocam cargo à disposição

Prefeito agradeceu o gesto de solidariedade e anunciou que precisa cortar pelo menos 50% dos cargos em comissão

Num gesto de solidariedade e de compreensão em relação à delicada crise financeira do município de Candelária, os secretários municipais e o procurador geral colocaram seus cargos à disposição do prefeito Paulo Butzge. A manifestação espontânea da equipe de governo ocorreu em reunião realizada na tarde de quarta-feira, 9, cuja pauta principal era o desequilíbrio orçamentário causado pela queda da receita do município ao longo do ano. O chefe do executivo se mostrou sensibilizado com a atitude de todos os integrantes do primeiro escalão da administração. Ele adiantou que diferente do que aconteceu em 2009, quando todos os secretários foram exonerados em razão da crise financeira, não é sua intenção demitir toda a equipe. Segundo acrescentou, as realidades não são as mesmas e a idéia é não inviabilizar a governabilidade do município. Mesmo assim, o prefeito anunciou que os cortes deverão alcançar, no mínimo, 50% dos cargos em comissão (CCs), incluindo integrantes do primeiro escalão.

Na reunião, o prefeito elogiou a equipe de secretários, salientando que todos, sem exceção, tinham cumprido as metas estipuladas no início do ano, incluindo um redutor de 10% nos gastos da receita projetada. Lamentou, porém, que a política de austeridade adotada não foi suficiente, considerando que a queda na receita atingiu níveis bem superiores ao imaginado. “Somente em dois meses do ano, a arrecadação atingiu o que estava previsto”, salientou. A frustração da arrecadação atingiu o nível mais preocupante no mês de setembro, determinando um alerta no limite de gastos com pessoal, previsto na lei de responsabilidade fiscal. Paulo esclareceu que o aumento do índice de despesas com pessoal é determinado pela lógica matemática diante da queda da receita. “Menos receita significa aumento do índice, mesmo que não se aumente o quadro de servidores”, enfatizou. Essa situação determinou, conforme frisou, um beco sem saída. “A única medida para reverter esse quadro é diminuir o quadro de pessoal, o que determina a necessidade de cortar CCs”, ponderou.

Paulo Butzge comentou que essas medidas serão as mais difíceis e desgastantes que adotou até agora. Mesmo sem ter dado causa ao problema, ele disse que não tem como escapar de enfrentá-lo. O prefeito também fez questão de esclarecer que os secretários que irão deixar o governo não são piores ou melhores do que os que vão ficar. “Para mim todos corresponderam às expectativas. Mas, infelizmente, alguns terão que ser sacrificados”, observou, acrescentando que as escolhas serão feitas de acordo com a sua consciência e visando atender os interesses públicos. O vice-prefeito Rui Beise participou de toda a reunião e colocou-se ao lado do prefeito na decisão de cortar CCs, inclusive integrantes do primeiro escalão. “Não é uma opção. É uma necessidade”, salientou Rui. Diante da manifestação espontânea da sua equipe de governo, o prefeito Paulo Butzge irá definir nos próximos dias os nomes dos exonerados. As comunicações poderão ser feitas a partir de hoje e as exonerações deverão ser formalizadas a partir do dia 16.

Foto: Erni Bender

Prefeito Paulo e Rui Beise: "momento mais difícil"