Parceria Liga Feminina de Combate ao Câncer e Secretaria de Saúde trazem Mamamóvel
22 de Outubro de 2013

Através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Liga Feminina de Combate ao Câncer, Candelária recebeu nesta terça-feira, o Mamamóvel, dentro do “Outubro Rosa”, movimento que visa chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O “Mamamóvel”, uma unidade móvel que circula por todo o interior do estado com um mamógrafo, facilita o acesso das mulheres ao exame de mamografia.

O prefeito Paulo Butzge juntamente com a secretária de Saúde do município, Aline Gewehr Trindade estiveram visitando o “Mamamóvel”, dada a importância do exame visto que, o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente tem até 95% de chance de cura, por isso, “é de suma importância que mulheres de 50 a 69 anos façam este exame a cada dois anos”, salientou a secretária Aline Trindade, quando explicava ao prefeito Paulo Butzge a respeito da prevenção do câncer de mama.

O instituto nacional de Câncer (Inca) estima 50 mil novos casos a cada ano, e a incidência da doença no RS, atualmente, está em 81 casos a cada ano. De janeiro a julho de 2012, foram realizadas pelo SUS 193 mil mamografias no estado.

Para que mais mulheres façam o exame, o Ministério da Saúde investiu em 2012, R$ 92,3 milhões, um aumento de 17% em relação a 2011. Já em 2012, houve um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária de 50 a 69 anos, em comparação a 2010.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a tonalidade rosa é compreendida como símbolo da união contra o câncer de mama, que é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011 a doença fez 13.225 vítimas no Brasil.

Nesta etapa do Mamamóvel em Candelária, estão sendo realizados um total de 80 exames, entre terça e quarta-feira. A vinda do Mamamóvel é uma,  entre outras parcerias da Secretária de Saúde e a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Candelária, que já proporcionou aquisição de  medicamentos para o Programa de Antitabagismo, cadeira de rodas,  e trazendo o Mamamóvel do Insituto da Mama do RS, Imama,  para Candelária.

Além do exame, são ministradas palestras

Além do exame, são ministradas palestras

Fechar Próxima Anterior

Integrantes da Liga, Presidente Suzana Couto e Wanda da Silva com o Prefeito Paulo Butzge