Programa Cidades Digitais reúne prefeitos em Brasília
31 de Outubro de 2013

Programa Cidades Digitais reúne prefeitos em Brasília

Prefeito Paulo Butzge participou da reunião com os 80 municípios brasileiros selecionados no projeto piloto do programa.

O prefeito candelariense Paulo Butzge cumpriu extensa agenda de trabalho em Brasília nesta semana. Ao lado do secretário de Administração, Jorge Mallmann, ele participou, no Ministério das Comunicações de uma reunião com os prefeito dos municípios do projeto piloto das Cidades Digitais sobre a situação da implantação do programa.

O chefe do executivo também aproveitou a passagem pela capital federal para visitar Ministérios e diversos gabinetes da bancada gaúcha de parlamentares, roteiro no qual cuidou de questões de interesse do município.

O projeto piloto das Cidades Digitais é uma iniciativa do governo federal que selecionou 80 município brasileiros. Da relação, seis cidades são do Rio Grande do Sul, incluindo Candelária. Por meio do programa, o governo federal pretende melhorar a gestão e os serviços dos municípios, além de oferecer pelo menos um ponto de acesso público a banda larga ( ver detalhes). No encontro dessa semana, realizado na terça e quarta-feira, foram debatidas varias questões sobre a implantação do programa, incluindo a conclusão da infra-estrutura, operação assistida, capacitação de servidores, termo de doação com encargos e implantação de aplicativos. Por telefone, o prefeito Paulo salientou que por ser um projeto estruturante, o Cidades Digitais irá possibilitar o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão, dotando a prefeitura de Candelária de conteúdos e de ferramentas diferenciados para a busca do desenvolvimento.

Maratona

A agenda do prefeito em Brasília inclui ainda, uma verdadeira maratona de compromissos em Ministérios e nos gabinetes da bancada gaúcha de parlamentares. O chefe do executivo candelariense disse que os contatos mantidos foram bastante produtivos no sentido de agilizar liberações de recursos e encaminhar novas destinações de verbas. Paulo destaca a atenção dispensada pelos deputados federais Sérgio Moraes (PTB), Alceu Moreira (PMDB) e Paulo Pimenta (PT), que o receberam pessoalmente em seus gabinetes. Além de Moraes, Moreira e Pimenta, o prefeito candelariense também visitou gabintes dos deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Giovane Cherini (PDT), Luis Carlos Heinze (PP), Danrlei de Deus Hinterholz (PSD), José Otávio Germano (PP), Vilson Covatti (PP), Jerônimo Goergen (PP), além do senador Pedro Simon (PMDB). O retorno do prefeito e do secretário Mallmann estava previsto para a noite de quinta-feira.

Detalhes

O projeto Cidades Digitais foi instituído pelo Ministério das Comunicações por meio da Portaria nº 376, de 19 de agosto de 2011. Nessa portaria, as Cidades Digitais são definidas como redes digitais locais de comunicação nos municípios brasileiros, voltadas para a inclusão digital e tendo como objetivos:

-Melhoria na qualidade e transparência na gestão pública

-Melhoria na qualidade dos serviços prestados à população

-Democratização do acesso à internet.

-Fomento a economia criativa e sustentável

-Criação e desenvolvimento de conteúdos

-Construção de ambientes de colaboração em redes abertas

-Estimulo ao desenvolvimento local