Paulo Butzge declara “Situação de Emergência”
19 de Novembro de 2013

Paulo Butzge declara “Situação de Emergência”

Decreto é pela enxurrada, mas pode decretar também  vendaval.

O prefeito de Candelária, Paulo Butzge, diante dos acontecimentos catastróficos que acometeram o município, com 340 mm de chuvas em um espaço de apenas 24 horas, que causou enchentes, alagamentos e deslizamentos, que acabou vitimando duas pessoas, além das estradas, pontes e bueiros serem seriamente danificados, e também com a agricultura do município seriamente comprometida, decidiu após vários levantamentos feitos pelo Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Irga, Emater, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras, declarar “Situação de Emergência” no município. A declaração está avalizada pela Defesa Civil do Município, através do coordenador Ten Euclides Rodrigues que acompanhou toda a movimentação para salvaguardar a vida dos candelarienses, bem como na avaliação dos prejuízos causados pelas enxurradas.

Em algumas localidades o acesso ficou totalmente obstruído, com as águas carregando bueiros e pontes, deixando as estradas intransitáveis. Também os deslizamentos foram grandes, um deles inclusive na Linha Felps causou a morte de Vanusa Nunes da Silva de 33 anos, e de seu filho Ilajan Nunes Jeggli, de apenas um ano e meio. O corpo de Ilajan ainda não foi encontrado.

Segundo o ten Rodrigues, coordenador da Defesa Civil, os prejuízos remontam a quantia aproximada de R$ 1.150,000,00, no setor publico, entre pontes, bueiros e estradas, e de R$ 3.528.666,00 no setor privado que engloba lavouras de fumo, soja e arroz.

Na sexta-feira, 15, dia da Proclamação da República, Candelária viveu outro drama, quando um forte vendaval assolou o município, causando novamente outros grandes prejuízos, destelhando galpões e casas, e atingindo também a rede elétrica, deixando a maior parte do município sem energia, em algumas localidades, o serviço ainda não foi restabelecido completamente.

A Defesa Civil está realizando os devidos levantamentos dos prejuízos, e tudo indica que o prefeito Paulo Butzge tenha que fazer um novo decreto, novamente de “Situação de Emergência”, mas pelos estragos causados pelo vendaval.

Segundo o tenente, na cidade os bairros mais prejudicados foram o Costa Norte, que teve 14 casas parcialmente destelhadas, e um chalé que ruiu devido à força dos ventos, e ainda outros bairros como o Ewaldo Prass, Marilene, Esmeralda e centro, foram atingidos, com queda de muitas árvores e postes. No interior,  a força dos ventos destelhou casas e galpões, especialmente no Capão do Valo, Taquaruçú e Passo da Cavalhada. O prefeito aguarda os levantamentos para analisar a possibilidade de decretar “Estado de Emergência” novamente, ou seja, duas vezes por dois motivos diferentes na mesma semana.

Na foto prefeito Paulo Butzge declara "Situação de Emergência"