A magia dos 15 anos – Baile dos Sonhos lotou o Clube Rio Branco
02 de Dezembro de 2013

A magia dos 15 anos – Baile dos Sonhos lotou o Clube Rio Branco

Uma noite que ficará na memória de 19 meninas pelo resto de suas vidas! Assim pode ser definido o baile de debutantes realizado na ultima sexta-feira, no Clube Rio Branco de Candelária, quando o projeto dos Sonhos realizou sua 9ª edição, com muito brilho, emoção e alegrias. O Clube Rio Branco lotou para ver de perto as 19 meninas, que com seus pares, rapazes escolhidos “a dedo” da sociedade de Candelária, dançaram pela primeira vez a valsa das debutantes, uma noite mágica não só para as meninas, mas também para seus familiares. O projeto dos sonhos é realizado pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social, e Gabinete de primeira Dama.

E por falar em primeira Dama, Gabriela Butzge não mediu esforços para transformar a noite das meninas em uma noite extremamente especial: “para mim é como se eu estivesse debutando junto com elas, a minha alegria foi tanto quanto, ou até mesmo maior que a das meninas”, enfatizou uma entusiasmada Gabriela.

Em um pais de desigualdades, o projeto sonhos tem a finalidade de tornar a sociedade uma pouco mais justa, com menos desigualdades e com decisiva inclusão social. A proposta do projeta, não se restringe ao baile, é bem mais ampla, pois a partir do cadastro único do de programas sociais do Governo Federal, em especial das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família do município, e com o apoio de escolas da rede municipal e estadual da área urbana e rural, as meninas são identificadas e selecionadas na faixa etária de 14 a 17 anos, que estejam matriculadas e freqüentando a escola, para participarem deste projeto social. Além das escolas, algumas adolescentes são selecionadas a partir de projetos sociais desenvolvidos pela secretaria municipal de Assistência Social.

Desde abril, este grupo de meninas reuniu-se semanalmente com a assistente social Taís Bassani e com a psicóloga Graziele Mahl, que contaram com o  auxilio dos demais funcionários da assistência e também do gabinete da Primeira Dama e demais parceiros.

Nestes encontros, elas receberam orientações sobre a importância do estudo, ensinamentos sobre cidadania, valores, sexualidade drogas, alcoolismo, entro outras questões recorrentes da adolescência. As meninas receberam todo o atendimento necessário durante o projeto, assim como as suas famílias, que participam das atividades. E para coroar este grande projeto, a realização do sonho de cada uma das meninas de ter uma festa de 15 anos se concretiza no Baile dos Sonhos.

O baile dos sonhos contou com vários padrinhos, entre eles o Deputado Marcelo Moraes, que juntamente com o prefeito Paulo Butzge, e a primeira Dama Gabriela, felicitaram todas as debutantes e entregaram a cada uma das meninas uma rosa, simbolizando as boas vindas das meninas na sociedade candelariense.

Fotos: Luana Lazzari/Andréia Hubner

Os rapazes que dançaram com as debutantes