Hospital Candelária inaugura nova ala de Saúde Mental
03 de Dezembro de 2013

Hospital Candelária inaugura nova ala de Saúde Mental

A semana começou com boas notícias para Candelária e região. O Hospital de Candelária inaugurou sua nova ala com 30 leitos para pacientes psiquiátricos e dependentes químicos, depois de aproximadamente 2 anos de construção, uma área com 432 m².

A solenidade que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Paulo Butzge e a primeira Dama Gabriela, do coordenador regional da secretaria de planejamento, Luciano Cezimbra, do coordenador da 13ª coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Augusto Gomes, que no ato representou o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni e o governador do estado, Tarso Genro, da secretária de Saúde e Assistência Social de Candelária, Aline Gewehr Trindade e do gestor presidente do Hospital Candelária, Aristides Feistler.

A unidade que completa 10 anos de trabalho, representa uma grande conquista para todos, segundo Fernanda Pires, Coordenadora da unidade. O novo espaço possui salas de acolhimento de múltiplo uso, refeitório, área de recreação e de lazer e ainda seis enfermarias.

Na área que anteriormente era ocupada pela unidade de Saúde Mental, foi criada uma nova planta com um plano diretor que foi entregue pelo presidente gestor do hospital, Aristides, com o projeto que prevê a ampliação de 2.700 m², com 50 novos leitos, duas salas de cirurgias e 10 leitos de UTI adultos, com orçamento inicial de R$ 7 milhões. O recurso deverá viabilizado pelo governo estadual através da secretaria estadual da Saúde. Segundo Aristides, ali deverá ser criado a nova ala para implantar um centro de diagnóstico de imagens e de otorrinolaringologia.

Desde abril, a Hospital de Candelária possui um conselho gestor nominado pelo prefeito Paulo Butzge, que requisitou os serviços da casa de saúde, visto a precariedade no equilíbrio das contas da casa. A partir daí, com o conselho instaurado, e com a presidência do conselho a cargo de Aristides Feistler, o hospital tem mostrado franca recuperação, com pagamentos em dia, de funcionários e fornecedores, aquisição de novos materiais laborais e acenando com novos investimentos para melhoria não só de pessoal, mas também na parte física da casa.

Os investimentos aplicados na nova ala, provêm do Processo de Participação Popular com R$ 350 mil para a obra, R$ 110 mil em equipamentos, R$ 80 mil investidos pela prefeitura, e ainda R$ 100 mil investidos pela casa de saúde em obras de acesso e segurança na estrutura.

Todos os atendimentos na nova ala são viabilizados pelo SUS, e atenderá toda a região e macro região, atendendo atualmente a 62 municípios do estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Andréia Hubner

Na foto o prefeito Paulo Butzge, Gabriela, Cezimbra, Paulo Augusto Gomes, Cristiano Becker e Aristides Feistler cortam a fita.

Novo projeto é apresentado no discurso de Aristides Feistler

Novo projeto é apresentado no discurso de Aristides Feistler