Candelária recebe avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade
12 de Dezembro de 2013

Candelária recebe avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade

O município de Candelária recebeu no último 28 de novembro a visita de duas avaliadoras do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade, (PMAQ),  Patrícia Ebelinbg e Leila Fagundes, ambas avaliadoras da UFPEL, Universidade Federal de Pelotas.

Em 2013, o município cadastrou as três equipes de Saúde da Família, (Rincão Comprido, Irene da Silva Oliveira e Marilene) para receberem a avaliação do Ministério.

O PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acessa e da qualidade da atenção a saúde. Lançado em 2011, o PMAQ da Atenção Básica (PMAQ-AB) contemplou em seu primeiro ciclo a adesão de equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica parametrizadas, incluindo equipes de saúde bucal.

Em 2013, acontece o segundo ciclo do PMAQ com duas novidades. A primeira é a da ampliação da adesão de equipes de Saúde da Família, atenção básica parametrizadas, e saúde bucal. Não haverá limite para a adesão, isto é, todas as equipes do município poderão e deverão aderir ao programa. A segunda novidade, é a inclusão dos Núcleos de Apoio à Saúde da Famila (NASF) e Centros de Especialidade Odontológicas (CEO) ao PMAQ.

Segundo a secretária de Saúde de Candelária, Aline Gewehr Trindade, o PMAQ funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de saúde, no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.
A partir da adesão, as equipes passam a receber 20% do recurso total designado a cada participante do programa (Equipe de Saúde da Família, Saúde Bucal, NASF e CEO).

O programa está organizado em quatro fases complementares que funcionam como um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atanção Básica.

Em 2012   o município de Candelária foi o único da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) a receber o conceito "ótimo acima média", o que duplica os recursos repassados, através de incentivo financeiro, pelo governo federal. Ainda de acordo com a secretária municipal da Saúde, Aline Trindade, foram avaliadas as ESFs II (bairro Marilene) e III (bairro Rincão Comprido), em termos de infraestrutura, equipamentos, disponibilização de medicamentos, processo de trabalho das equipes, satisfação dos usuários, dentre outros.
Segundo a secretária, a certificação das equipes de Saúde da Família que determinou o volume de recursos a serem transferidos aos municípios foi composto por três etapas: uso de instrumentos autoavaliativos, o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do Programa, responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos, que corresponde a 70% da nota de avaliação. Este último quesito foi realizado por 45 instituições de ensino e pesquisa de todo País, por meio de visitas às equipes de atenção básica participantes do programa.

Na foto Aline Trindade ao Centro com as avaliadoras e funcionários da saúde.