PROBLEMÁTICA DO LIXO EM CANDELÁRIA

PROBLEMÁTICA DO LIXO EM CANDELÁRIA

Especial: Ítalo Gelain

 

PROBLEMÁTICA DO LIXO EM CANDELÁRIA

 

Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. É de arrepiar, não é verdade? Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta da sua casa.

Conforme reclamações realizadas ao Departamento do Meio Ambiente na manhã do dia 16/12/2013, a diretora do departamento Lidiane Radtke foi até a Rua Borges de Medeiros esquina com a Rua Carlos Gomes onde constatou uma grande quantidade de lixo disposta de forma inadequada. Segundo ela o lixo que se encontra neste local foi jogado por moradores e como ele encontra-se espalhado a empresa contratada para efetuar a coleta (CONESUL) não efetua o recolhimento. Essa situação, infelizmente, vem ocorrendo em vários pontos da cidade, onde os moradores por falta de consciência estão deixando seu lixo em terrenos baldios. Conforme o Art 28 da Lei 12.305/2010 o gerador de resíduos sólidos domiciliares tem cessada sua responsabilidade pelos resíduos com a disponibilização adequada para a coleta. Para termos uma cidade sem lixo é necessário que todos tenham consciência de suas responsabilidades.

O Poder Público Municipal disponibiliza a coleta e os cidadões deverão disponibilizar o lixo de forma adequada para esta coleta, qual seja, em sacos plásticos. Caso haja presença de animais esse deverá ser disponibilizado em lixeiras ou pendurado em postes ou grades.

 

Compartilhe: ·