Saúde de Candelária começa ano com carro novo e grandes projetos
07 de Janeiro de 2014

Saúde de Candelária começa ano com carro novo e grandes projetos

Em programa de rádio na manhã desta terça-feira, a secretária de Saúde de Candelária, Aline Gewehr Trindade fez uma prévia  das ações da secretaria  neste  primeiro trimestre do  ano. Segundo Aline, a ano já começa com novidades, já que a prefeitura de Candelária deverá receber mais uma ambulância, que já estava no planejamento do ano passado, e que se trata de um veículo maior do que as ambulâncias que o município já possui, equipada “tipo Samu”, completa, e que servirá também para transporte de pacientes de hospital para hospital. Ainda segundo a secretária, a expectativa é a de que até o final de janeiro o município receba também uma Van, para substituir a antiga Kombi que é usada no transporte de pacientes.

Aline explicou que no primeiro trimestre do ano, a secretaria tem vários programas em fase inicial, um deles é uma equipe de Núcleo de apoio a Saúde da Família (NASF), aprovada pelo Ministério da Saúde, e que conta com três profissionais, que além dos profissionais do posto de saúde, dão suporte para fazer grupos e ações de saúde. A equipe pode ser composta por fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, nutricionista, entre outros.

Outra ação que deverá ser posta em prática neste trimestre, que foi aprovada pelo Ministério da Saúde no mês de dezembro, é da equipe “Melhor em Casa”, que consiste em um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, que fazem atendimento a pessoas acamadas, ou seja, pessoas que tem dificuldade de locomoção ou ainda pessoas que estão hospitalizadas mas que podem voltar para casa tendo o suporte desta equipe.

A secretária Aline adiantou também que no próximo dia 14, terça-feira, as 9 hs no auditório da ACIC, acontecerá uma reunião com os secretários de Saúde de toda a região, juntamente com a coordenadoria de Saúde do Estado, para organizar os fluxos e os protocolos da ala de Otorrinolaringologia do Hospital Candelária e das cirurgias eletivas que a partir de agora serão feitas para toda a região. Entende-se como cirurgia eletivas,  cirurgias de hérnias, vesículas entre outras, e as pessoas que estão aguardando para este tipo de cirurgia deve procurar a secretaria de Saúde de sua região, que o andamento deverá ser de forma bastante rápida. As cirurgias serão todas realizadas no Hospital de Candelária, e os munícipes de Candelária foram totalmente atendidos, sendo que não existem mais filas de espera.

O prefeito Paulo afirmou que  o momento da saúde de Candelária é muito bom, fruto de um trabalho sério da secretaria de Saúde, e também da certeza de que quando solicitou os serviços do hospital de Candelária, tinha a convicção de que o conselho gestor, presidido por Aristides Feistler seria de grande auxilio a população. Mesmo antes de completar um ano, os serviços do hospital foram solicitados em abril/2013, o Hospital e a Secretaria de Saúde já apresentam melhoras consideráveis, trazendo conforto e saúde para os candelarienses, comemorou Paulo Butzge.