Candelária promove capacitação para exame rápido de detecção de Aids
14 de Janeiro de 2014

Candelária promove capacitação para exame rápido de detecção de Aids

A secretaria de Saúde de Candelária promoveu na ultima sexta-feira, 10, um curso de capacitação para médicos, enfermeiros e dentistas e toda rede de saúde do município,  para a realização de exames rápidos para detecção de sífilis e Aids, uma grande inovação que vem auxiliar no tratamento dessas doenças.

Segundo a secretária de Saúde, Aline Trindade, que mesmo estando em férias participou da palestra ministrada pela Dra Sandra Helen Chiari Cabral,  “o grande problema dos testes tradicionais para detecção do HIV, o vírus da Aids era justamente a demora, já que muitas pessoas chegavam a fazer a coleta, e como tinham que buscar no outro dia, acabavam por desistindo, seja por medo do resultado, seja por algum outro problema” ilustrou Aline. Com este novo método, o resultado sai em 15 minutos.

A palestra ministrada pela  médica da Clínica do Trabalho – SAE – Serviço de Atenção Especializado em Lajeado com pacientes com Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV, trouxe alguns números sobre a infecção no país, inclusive a informação de que o sul do país é onde se concentra o maior numero de infectados, sendo Porto Alegre com as maiores taxas de incidência de Aids, com 38 casos para cada 100 mil habitantes.

O prefeito Paulo Butzge participou da palestra e mais do que isso, foi a primeira pessoa no município a realizar o teste rápido para detecção de sífilis e de Aids. O prefeito salientou da importância da realização do exame, e mais ainda da forma rápida e eficiente com que ele é feito. “Certamente para algumas pessoas, são quinze minutos angustiantes, mas é melhor do que esperar de um dia para outro, porque neste caso a duvida é resolvida na hora”. O resultado do exame do prefeito foi negativo para sífilis e para aids.

Na foto a enfermeira Liria Reis faz a coleta de sangue do prefeito para realização do exame

A palestrante Dra Sandra Cabral
Fechar Próxima Anterior