Candelária passa a ser referência também em Otorrinolaringologia e Cirurgias Eletivas
15 de Janeiro de 2014

A exemplo da Oftalmologia e do serviço de Saúde Mental, a partir do mês de fevereiro, Candelária passa a ser referência regional em Otorrinolaringologia, Otoneurologia e Cirurgias Eletivas. Este foi o tema da 1ª Reunião para organização de fluxos e protocolos promovidos pela Secretaria de Saúde de Candelária com secretários de 13 municípios da região que passarão a contar com este serviço. Presentes na reunião além dos secretários, o presidente gestor do Hospital de Candelária, Aristides Feistler, o administrador do Instituto de Otorrinolaringologia  Antonio Fontoura, médicos, funcionários da secretaria de Saúde, do Coordenador Regional de Saúde Paulo Gomes e das Coordenadoras do Complexo Regulador do Estado, Jacinda e Miriam, além do vice prefeito de Candelária Rui Beise e do Prefeito Paulo Butzge.

A secretária de Saúde de Candelária, Aline Trindade que mesmo estando em férias fez questão de participar da reunião, ressaltou que “apesar de ser em Candelária com atendimento 100% SUS, esta é uma conquista regional, que contou com a colaboração de todos os secretários  de saúde da região que buscaram trazer a referência para perto, e desta forma, o Hospital de Candelária, pela primeira vez se coloca como regional, fato conquistado após a requisição dos serviços por parte do município, por iniciativa do prefeito Paulo Butzge, em abril do ano passado, ou seja, menos de um ano e já conquistamos uma referência regional para o nosso hospital”, ressaltou Aline. A secretária agradeceu ainda ao prefeito Paulo Butzge que confiou no trabalho da secretária e do presidente gestor do hospital, Aristides Feistler, dando autonomia para que pudessem buscar mais esta conquista, tanto na especialidade da Otorrinolaringologia, como também nas Cirurgias Eletivas, antiga reivindicação da população e que agora se torna uma realidade para toda a região, a partir do dia 04 de fevereiro.

O prefeito Paulo Butzge que se pronunciou na reunião ressaltou da importância desta referência para a região. “É possível  termos atendimento 100% SUS com qualidade”, explicou o prefeito que salientou ainda a receptividade e a boa vontade da Secretaria de Saúde do Estado, que através do diálogo e do entendimento, faz uma gestão histórica do SUS no Rs. “É uma gestão aberta, que permite o diálogo e que é parceira, acatando os projetos, e financiando os mesmos, o que só pode trazer benefícios para toda a população”, definiu Paulo Butzge.

As pessoas que desejam atendimento na nova referência devem procurar a secretaria de Saúde,  ou os postos de saúde de seus municípios.

Na foto o prefeito Paulo Butzge fala aos participantes