Temporal causa prejuízos em Linha Palmeira
16 de Janeiro de 2014

Temporal causa prejuízos em Linha Palmeira

Várias propriedades na localidade de Linha Palmeira, interior de Candelária sofreram abalos com o forte temporal na noite de segunda-feira, quando um tornado atingiu os galpões, residências e fornos de fumo, causando grande prejuízo. Em algumas propriedades a perda do fumo que já estava colhido, seco e esperando para ser enviado as indústrias processadoras, acabou molhado, causando uma grande perda para os agricultores, em alguns casos de até 1000 arrobas.

Segundo alguns agricultores, a quantidade de chuvas em um curtíssimo espaço de tempo (algo em torno de 15 minutos) foi de 80 mm, com ventos extremamente fortes que arrancou árvores antigas, que acabaram por cair em cima de quatro vacas que acabaram morrendo, numa cena digna de um filme de terror.  Assim que soube da notícia, o prefeito Paulo Roberto Butzge se deslocou para a área ainda na noite de segunda-feira, para avaliar os estragos e analisar a necessidade de auxilio aos agricultores que sofreram com os danos. “Estive no local no mesmo dia para avaliar os estragos, que foram muitos, porém, temos que enaltecer que ninguém ficou ferido, não houve vitimas, e isso é uma grande vitória, porque quando há perda de vidas, a reposição é impossível”, afirmou o prefeito Paulo Butzge que orientou o secretário de Agricultura Paulo Hoffmann, a disponibilizar um caminhão para os agricultores durante toda a terça-feira e também na quarta, com a finalidade de fazer o transporte do fumo para estufas de arroz, na tentativa de secar o fumo para que ele ainda possa ser aproveitado.

Na terça de manhã, o secretário Paulo Hoffmann seguiu para o local logo cedo acompanhado do Assessor de Imprensa, Erni Bender, que a pedido do prefeito foi registrar os estragos causados pelo temporal. Também a defesa civil, através do Coordenador Tenente Euclides Rodrigues, e a auxiliar Fabiana Mazzaro foram ao local realizar  o levantamento dos estragos e prejuízos. “A questão não é de emergência, já que foram poucos os atingidos, porém, os estragos foram de grande monta”, afirmou o coordenador Euclides. As propriedades mais atingidas foram a de Nilton Lemes da Silva, Valmor Faller e Wilson Haetinger.

Na foto a propriedade dos Faller teve o fumo totalmente molhado.

Fechar Próxima Anterior