Vigilância em Saúde alerta para cuidados com a Dengue
A equipe de Vigilância em Saúde de Candelária tem feio inúmeros esforços a fim de conscientizar a população candelariense a respeito dos cuidados e precauções que a população deve ter com relação a proliferação do mosquito da dengue. Candelária continua sem apontar nenhum caso, e para permanecer assim que a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Olívia Corte, chama a atenção dos candelarienses para que mantenham os cuidados na prevenção da doença. “É preciso que a população faça a sua parte para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, seguindo uma série de medidas que precisam e devem continuar sendo adotadas para que fiquemos livres da doença”, enfatizou Olívia. O controle da doença depende de ações integradas do governo, das instituições e principalmente da população em geral.
O Aedes Aegypti tem como característica as listras brancas pelo corpo, ataca nas primeiras horas do dia e últimas da tarde. Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, quando o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até chegar a dar origem ao mosquito adulto.
Fique atento e mantenha estes hábitos:
- feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada e seca.
- deixe pneus, equipamentos e materiais em local seco e protegido da chuva.
- tampe caixas d'água, latões e cisternas para impedir a entrada do mosquito.
- qualquer recipiente deve ser guardado com a boca para baixo.
- deixar as tampas dos vasos sanitários sempre fechadas, em banheiros pouco usados, deve-se dar descarga uma vez por semana.
- mantenha as calhas de telhados desobstruídas