Casa própria para 38 Famílias Rurais
04 de Fevereiro de 2014

Casa própria para 38 Famílias Rurais

O prefeito Paulo Butzge participou do ato de assinatura dos contratos do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, realizado na manhã de sexta-feira no auditório da ACIC de Candelária.

Com a parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, juntamente com a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar LTDA – COOHAF, Prefeitura Municipal de Candelária e Caixa Econômica Federal, 38 contratos foram assinados para construção de casas novas no interior do município, através do programa.

O PNHR é um programa do Governo Federal que através do Ministério das Cidades disponibiliza recursos subsidiados para  construção, reforma, ampliação ou acabamento de unidades habitacionais para agricultores familiares conforme a renda de enquadramento de cada beneficiário, no caso especifico das famílias que assinaram contratos na ultima sexta-feira, beneficiários enquadrados no “G1”, com renda rebatida anual na Declaração de Aptidão ao Pronaf) de R$ 15 mil, sendo que cada família recebe R$ 28,5 mil de subsidio para a construção da casa nova conforme projeto padrão da Coohaf, aprovado pela Caixa Econômica Federal.

Em Candelária, quem opera o programa é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, filiados a FETAG/RS- porém, a entidade organizadora é a COOHAF, sendo o sindicato o órgão executor.

As 38 famílias reunidas puderam no ato ouvir o gerente da Caixa Econômica Federal de Candelária, Paulo Göerck discorrer a respeito dos trâmites legais, e da parceria da Caixa Econômica com os agricultores neste nova empreitada. Também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Juarez da Rosa Cândido, usou a palavra para cumprimentar as 38 famílias, parabenizando-as pela grande conquista da casa, que no seu entender é de grande merecimento, já que os agricultores trabalham de sol a sol, sob forte calor, ou no inverno no frio, em períodos de chuva, na maior parte das vezes sem saber se o resultado do seu trabalho será lucrativo, e só por este fato já é sem dúvida  merecedor desta conquista.

Em seu depoimento,  o prefeito Paulo Butzge enalteceu os parceiros envolvidos nesta empreitada, Caixa Econômica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal e as empresas fornecedoras. O prefeito lembrou aos presentes que ninguém faz nada sozinho, todos fazemos parte de uma engrenagem, precisamos de equipes para fazer com  que os trabalhos aconteçam. Paulo Butzge enalteceu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais que não mediu esforços para que estas famílias pudessem nesta data assinar os contratos das casas.  O prefeito reiterou o compromisso de auxiliar na construção das novas casas com a terraplanagem do terreno, mas lembrou que seria impossível atender a todos num mesmo momento. “Vamos agendar cada família, e a seu tempo todos serão atendidos. Lembrou  da grande demanda das secretarias de Obra e Agricultura, e apesar de termos um bom maquinário, não é o suficiente para atender a todos os problemas e necessidades de uma hora para outra, porém, de forma organizada, a Prefeitura Municipal irá auxiliar a todos os contemplados no programa”, finalizou o prefeito.

Na foto o momento em que o prefeito Paulo Butzge se dirigia aos contemplados.

Foto: Erni Bender

Fonte: Dílson Luis Dittberner – Secretário Geral do STR