Orquestra Municipal de Candelária
Prefeitura Municipal acata pedido da Associação Cultural
Um anseio que já durava sete anos tornou-se realidade na manhã desta quarta-feira no Gabinete do Prefeito Paulo Butzge, quando o mandatário recebeu o presidente da Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (ACCEV), Roque Rathke, dos vereadores Telmo Grunewald, Alan Wagner, Cristiano Becker, Vanderlei dos Santos, Paulo Roberto da Silva, Gilnei Souza, Maria de Lurdes Ellwanger, Secretário Municipal de Administração, Jorge Mallamann e o Chefe do Gabinete do Prefeito, Clécio Nascimento para anunciar a criação da Orquestra Municipal de Candelária. O ato, contou ainda com a presença dos maestros Alan Wagner e Francisco Veloso, e teve ainda a participação de boa parte dos integrantes da Orquestra que já estava sendo formada, de forma não oficial pelos regentes Francisco e Alan. Na reunião, o presidente da ACCEV Roque Rathke entregou ao prefeito documento solicitando subsídios para a aquisição de instrumentos no valor de R$ 50 mil, quando o prefeito encaminhará projeto de lei para aprovação do legislativo, prevendo o repasse desta cifra para a ACCEV que irá adquirir os instrumentos.
O maestro da Orquestra, e um dos articuladores deste movimento, Alan Wagner destacou que “os instrumentos que serão adquiridos serão de boa qualidade, garantindo assim uma maior durabilidade e também qualidade sonora, já que a Orquestra Municipal de Candelária, futuramente fará apresentações não somente em Candelária, mas, certamente em muitos outros municípios”. Ele explicou ainda que a Orquestra irá contar com aproximadamente 35 componentes, entre músicos e dançarinos, e os moldes deverão ser em estilo “Big Band”.
O prefeito Paulo Butzge demonstrou grande alegria de reunir o legislativo, executivo, ACCEV e integrantes da orquestra, para desenvolver um projeto de grande importância que irá difundir o nome de Candelária, e a exemplo de outros municípios que possuem uma orquestra, e que efetivamente são expoentes desses municípios, Candelária não será diferente.
“A orquestra é um projeto que vem amadurecendo com o tempo, já havíamos tentado através da Lei Rouanet e também através da Lei de Incentivo a Cultura (LIC), para viabilizar a criação da Orquestra”, porém tem sido difícil porque os recursos são escassos. “Infelizmente trabalhamos sempre com o orçamento apertado, estamos sempre ajustando para que o município tenha suas contas em dia, prova disso é que Candelária fechou as contas do ano de 2013 com um pequeno superávit” explicou o prefeito. Paulo, que é um grande incentivador da Orquestra, disse que a Prefeitura Municipal vai auxiliar com os recursos, “vamos dar inicio a Orquestra, que é cultura e lazer, e a nossa população merece ter uma orquestra para momentos culturais e de lazer, e como toda caminhada começa com o primeiro passo, vamos dar o primeiro passo com a criação da Orquestra Municipal de Candelária, que sem duvida é um investimento que trará grande retorno” afirmou um animado prefeito.
Na foto o Prefeito Paulo Butzge com o presidente da ACCEV Roque Rathke, Vereadores e integrantes da Orquestra.