Renegociação da Divida do Estado
Presidente da AMVARP participou de reunião
O presidente da AMVARP e prefeito de Candelária Paulo Roberto Butzge participou em Porto Alegre no Palácio Piratini de reunião que contou com a presença do Presidente da Assembléia Legislativa, Gilmar Sossela, do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social – CDESRS – do Procurador Geral de Justiça Eduardo de Lima Veiga, do ex-governador Alceu Collares e do governador Tarso Genro além de outras autoridades, para tratar da Renegociação da Dívida do Estado com a União.
Segundo o Governador, caso o Congresso Nacional não aprove em 2014 a renegociação da dívida dos estados e municípios, a capacidade de investimentos do Estado será zerada em 2015. O Governador espera a votação da matéria no Senado até o final do corrente mês.
Caso isso aconteça, o Palácio Piratini terá um reforço fiscal que permitiria obter em 2015 financiamentos de R$ 2,1 bilhões para investir em obras de infraestrutura e em equipamentos usados na prestação de serviços.
Ainda segundo o Governador, no caso do texto não ser votado não significa que o Estado vai virar um caos, mas “não irá manter o ritmo de desenvolvimento de agora. Sem esse projeto o Rio Grande do Sul perde o embalo e volta a uma estagnação econômica e social”, destacou o governador.
A reunião que teve início as 9h30m se estendeu até o meio dia, e o presidente da AMVARP acredita que a renegociação é de suma importância para o desenvolvimento do estado, já que o efeitos sem a aprovação do texto será a perda de capacidade de gerir o estado, além de muitos outros fatores que certamente comprometerão os investimentos de todos os municípios, não só da região da AMVARP mas de todo o Rio Grande do Sul.