Prefeito deverá prorrogar decreto de requisição de serviços do Hospital Candelária
27 de Março de 2014

Prefeito deverá prorrogar decreto de  requisição de serviços do Hospital Candelária

Decreto vigora até 1º de abril, mas será prorrogado

Prestes a completar um ano desde que o prefeito Paulo Butzge, através do Decreto Executivo nº 756, de 1º de abril de 2013, requisitou os serviços do Hospital Candelária, o mandatário só tem motivos para celebrar a atitude, já que passado este período, e com a administração através de uma Comissão gestora, o hospital recuperou “a saúde financeira” e caminha a passos largos para a modernidade.

O prefeito Paulo Butzge salientou  que todas as mudanças são difíceis, sempre existe um certo receio de como as coisas irão acontecer, porém, era preciso tomar esta decisão sob pena da casa de saúde até mesmo fechar, e portanto, a decisão que tomou foi muito bem planejada e estudada, e hoje podemos concluir que “foi uma decisão totalmente acertada, sabíamos dos resultados que poderíamos obter, mas foi necessário este período de um ano para que todas as estimativas se concretizassem”, afirmou o prefeito Paulo Butzge.

Quando requisitou os serviços do Hospital Candelária, Paulo Butzge nomeou uma comissão gestora, que tem como presidente gestor Aristides Feistler, que desde então tem estado a frente da instituição gerindo de forma eficaz a recuperação do Hospital de Candelária. Segundo Aristides, quando assumiu a gestão do hospital, se imaginava uma situação, porém, a situação era pior do que a imaginada, com uma divida de mais de R$ 6 milhões, e apenas neste ano, boa parte desta divida foi sanada, uma boa parte desta divida com a união, com o INSS, com a receita e com o FGTS, que há 13 anos não era recolhido. Naquele primeiro momento, tínhamos dividas emergenciais a serem pagas com fornecedores, com aproximadamente R$ 170 mil em duplicatas protestadas. A solução foi buscar ajuda junto ao Governo do Estado, que prontamente entendeu e auxiliou a casa de saúde com aporte financeiro. Com este fôlego, o hospital buscou novas políticas e novos serviços, numa visão macro daquilo que o hospital poderia e poderá ser. A exemplo disso, a partir deste fato, além de Candelária ser referência em Saúde Mental e oftalmologia, passou também a ser referência em cirurgias Eletivas, Otorrinolaringologia e Otoneurologia. “E não vamos para por ai” salienta Aristides Feistler. Os projetos para o hospital são ambiciosos, com ampliação massiva, e com serviço de referencia em Urologia e Proctologia, além da instalação de dez leitos de UTI, e construção de uma nova ala com seis andares para o hospital. Este projeto foi entregue inclusive ao governador Tarso Genro, pelo prefeito Paulo Butzge e pelo gestor Aristides Feistler, quando o governador esteve em Candelária na inauguração da Clinica de Otorrinoralingologia.

O decreto requisitando os serviços do hospital em 1º de abril do ano passado, expira no próximo dia 1º, e o  Paulo Butzge deverá prorrogar por mais um ano esta requisição.