Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural
Dezenas de pessoas tiveram oportunidade de fazer documentação gratuitamente
Foi grande a movimentação na Praça Alberto Blanchardt da Silveira no sábado quando o Instituto de Perícias do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social e EMATER, realizaram um mutirão para confecção de Carteiras de Identidade, CPF e Carteiras de Trabalho.
O Programa Nacional da Documentação da Trabalhadora Rural - PNDTR foi criado em 2004, é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar, uma vez que possibilita a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários, por meio de mutirões itinerantes de documentação.
O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, foi dirigido para o público do meio rural, prioritariamente mulheres.
A movimentação teve inicio às 9 horas quando dezenas de pessoas formaram fila para fazer a triagem, para logo em seguida ser encaminhada para cada setor, onde eram recebidas por funcionários especializados, e que proporcionaram até mesmo a fotografia para aqueles que não tinham, de forma totalmente gratuita.
Segundo a secretária de Assistência Social Gabriela Butzge, o mutirão foi um grande sucesso, foram confeccionadas algo em torno de 110 carteiras de identidade, 90 CPFs e 30 Carteiras de Trabalho. É preciso também enaltecer o auxilio do Cartório de Registros, em especial ao cartorário Luiz da Rosa Gomes, que nos auxiliou abrindo o cartório no sábado para que as pessoas que não possuíam documentação, como certidão de nascimento ou casamento, ou que estivesse muito rasurado, pudessem tirar uma segunda via no cartório, e desta forma poder fazer a sua identidade, agradeço de público ao Luiz da Rosa Gomes, que também foi um parceiro, juntamente com a Elaine Skolaude da EMATER”, enalteceu Gabriela.
O prefeito Paulo Butzge também conferiu de perto a movimentação na praça, enfatizando da importância do cidadão em ter documentação. É importante porque tudo o que você faz na vida, necessita de documentação, até mesmo para se beneficiar dos programas do governo, é necessário que as pessoas tenham identidade, CPF e Carteira de Trabalho, e como isso tem custo, e por vezes algumas pessoas não tem condições de arcar com estes custos, é muito importante este mutirão que certamente permitiu a muitas pessoas a obtenção destes documentos sem custo nenhum”, lembrou Paulo Butzge.