Candelária caminha a passos largos rumo à “Sustentabilidade Urbana”
01 de Abril de 2014

Candelária caminha a passos largos rumo à “Sustentabilidade Urbana”

Candelária,  conhecida regionalmente por manter uma cidade limpa e agradável, com seus belos canteiros verdes, agora conquista mais uma ação que contribuirá para a “sustentabilidade urbana”, a “Coleta Seletiva” , que iniciou no dia 06 de março a partir da assinatura do novo contrato de prestação de serviço com a empresa CONESUL. A coleta seletiva será realizada juntamente com a coleta convencional em toda parte urbana do município sendo esta realizada concomitantemente, onde o caminhão será o mesmo, com dois compartimentos, um para colocar os materiais recicláveis (lixo seco) e outro compartimento para o material orgânico e rejeitos.

Segundo Lidiane Radtke da Secretaria do Meio Ambiente, “é de grande importância a participação da população na coleta seletiva por ser muito mais que um ato ecológico, pois com este fato, poupamos os recursos naturais além de minimizarmos a destruição da natureza”, revelou Lidiane. Além disso, ainda segundo ela, gera economia, empregos e renda através do processo de reutilização de matéria primas recicláveis.

Para fazer a separação do lixo, a população deve usar a sacola branca, para o lixo seco reciclável, como papéis, plásticos, metais e vidros. As sacolas coloridas devem ser usadas para o lixo orgânico, como restos de alimentos, casca de legumes, de frutas, erva mate e etc, ou ainda rejeitos, como papel sanitário, fraldas descartáveis, fitas e etiquetas adesivas, fotografias e etc.

Para o prefeito Paulo Butzge “é uma realidade imutável a coleta seletiva, lembrando que o lixo produzido pela humanidade tem aumentado, quando é preciso diminuir, e para que isso aconteça, é necessário reciclar e, portanto, é mais do que necessário que a população separe o lixo para o bem do planeta”, explicou Butzge.

O recolhimento acontece na parte da manhã, a partir das 6:30hs nos bairros e no centro da cidade na parte da tarde.

Confira os dias de recolhimento no seu bairro:

Centro e Praia: de Segunda a sábado na parte da tarde.

Bairros Pôr do Sol, Ewaldo Prass, Princesa, Esmeralda: Segundas, quartas e sextas a partir das 6:30 hs

Bairros Boa Vista, Marilene, Nova Germânia, Rincão Comprido: Terças, quintas e sábados a partir das 6:30 hs

RSC 287 sábados a partir das 6:30 hs