Dia Mundial do Autismo é lembrado em Candelária

Dia Mundial do Autismo é lembrado em Candelária

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 02 de abril ficou marcado como o “Dia Mundial do Autismo”,  com a finalidade de conscientizar a população sobre esta questão.  O transtorno do espectro do autismo, é uma inabilidade comportamental que perdura por toda a vida e afeta a maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas. Também afeta sua maneira de entender o mundo ao seu redor. Embora todas as pessoas com autismo tenham certas dificuldades em comum, sua condição vai afetá-las de maneira diferente.

O Dia Mundial do Autismo passou a ser comemorado em 02 de abril de 2008, quando o secretário Geral da ONU, Bam Ki-moon elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Em Candelária a data foi lembrada na escola Christiano Afonso Graeff, onde as professoras Gislaine Priebe, Kelly Gass e Iara Possebom atendem 33 crianças com necessidades especiais, sendo nove autistas. Segundo a professora Gislaine, as crianças freqüentam a escola normal, e no turno inverso, freqüentam  a sala de Recurso Multifuncional onde desenvolvem diversas atividades. “É notório desenvolvimento e a evolução das crianças, que necessitam de cuidados especiais”, afirma Kelly. Além disso, a reportagem pode conferir a paciência e o carinho que as professoras dispensam as crianças, e nota-se que a recíproca é totalmente verdadeira.

 

 

Na foto professoras Kelly e Gislaine com as crianças

 

 

Compartilhe: ·