Movimento Pró Universidade Federal em Candelária visita UFFS
Após protocolar em Brasília -DF o pedido de criação de uma Universidade Federal em Candelária o Movimento Pró Universidade, cumpriu na última sexta-feira, dia 28 de março, agenda com o Reitor Professor Dr. Jaime Giolo da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, na sede da reitoria em Chapecó- SC.
Na pauta da reunião a apresentação da proposta de ter em Candelária um campus da Universidade Fronteira Sul, com foco do ensino nas licenciaturas, já que está, é no momento a grande demanda do ensino superior nacional. No encontro os membros do Movimento Pró Universidade Federal, Dorival Ristoff, Dionatan Tavares e Paulo Obiraci Machado, explanaram as principais justificativas deste projeto, bem como o quão especial é esta proposta, já que o que se busca é um modelo novo de ensino em uma região que ficou desassistida de ensino superior público.
A proposta foi recebida pelo reitor e deve ser novamente apresentada em data ainda a ser definida ao conselho Estratégico Social da UFFS, que é quem aprova as possíveis expansões desta universidade. O reitor explicou que assim como Candelária, muitas outras cidades pleiteiam um campus da UFFS e o Conselho é responsável em fazer essa análise, mas a reitoria vê com bons olhos essa expansão.
O movimento quer agora agendar visitas as demais reitorias de universidades federais no RS, para apresentar a mesma proposta, a ida a Chapecó é justificada pois está é uma universidade nova e que esta em plena expansão, diferente do que acontece com as demais universidades. Temos que apresentar a todas a possibilidade de vir a Candelária e depois analisarmos as melhores opções.
*Foto: Dorival, Tavares, Dr. Jaime Giolo, Pró Reitor e Paulo Machado.